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Estratégia de Marketing no Facebook

Facebook Ads em 22/08/2017

Estratégia de Marketing no Facebook

Ter uma estratégia de marketing no Facebook é essencial para quem deseja usar esse canal como ferramenta de divulgação e relacionamento com seus clientes.


Muito embora o marketing no Facebook possa, a uma primeira vista, parecer simples, na verdade ele exige muita técnica e conhecimento das ferramentas e estratégias disponíveis.


Muitas empresas se decepcionam com seus resultados nesta que é atualmente a rede social mais usada no Brasil e no mundo, mas na verdade, o grande problema está justamente na falta de uma estratégia de marketing no Facebook.


Como em qualquer outra ação de marketing digital, o marketing no Facebook é necessariamente precedido de um planejamento detalhado de todas etapas de implementação e gerenciamento. Pular esta etapa é fatal para qualquer um.


Da criação da página, configuração de recursos avançado, desenvolvimento de conteúdo e política de anúncios, tudo precisa ser minuciosamente planejado para que você possa extrair o máximo dos seus esforços.


Não é por outro motivo que em nossos treinamentos tomamos o cuidado de dedicar um módulo inteiro a esse assunto, já que temos a firme convicção de que sem um bom planejamento estratégico, não há como ter sucesso em termos de Facebook Marketing.


Definindo sua estratégia de marketing no Facebook


O primeiro passo na hora de definir a estratégia de marketing que será adotada no Facebook é determinar com que recursos você irá contar.


Qual a disponibilidade de tempo para dedicar a essa ferramenta? O seu pessoal está tecnicamente preparado para isso? Quanto de dinheiro você tem para investir mensalmente.


Parecem perguntas lógicas, mas na verdade, no dia a dia das empresas, muitas delas acabam se esquecendo destes questionamentos básicos para criação de uma estratégia de marketing no Facebook e acabam descambando para o improviso.


Basicamente podemos dizer que existem cinco perguntas a serem respondidas para definir sua presença no Facebook:

 

  1. Sua empresa tem o perfil para estar no Facebook?
  2. Quais são os objetivos da sua presença nesta rede social?
  3. Qual a disponibilidade de tempo que você tem para dedicar a esse canal?
  4. O quanto de dinheiro você está disposto a investir?
  5. Seu pessoal está tecnicamente qualificado para a gestão da sua Fan Page?

 

Vamos então discutir cada um destes tópicos.


A sua empresa precisa estar no Facebook?


Pode parecer contraditório, após falar sobre a importância de se ter uma estratégia de Facebook Marketing e logo depois questionar se a sua empresa deve ou não ter uma presença neste canal, mas após a minha explicação, você verá que faz todo o sentido.


O Facebook é um ambiente de diversão onde as pessoas acessam para encontrar amigos, se atualizar, e por que não dizer, rir um pouco. Portanto, nem todas as empresas possuem um perfil de negócio que seja compatível com o ambiente do Facebook, e por isso do questionamento.


Se o seu negócio é mais para o lado corporativo e muito técnico, você não encontrará muito espaço no Facebook para divulgar sua marca, pois o ambiente não é propício para conteúdos mais “sisudos”. Neste caso a melhor opção seria o marketing no LinkedIn.


Quais são os objetivos da sua presença no Facebook?


Outro item importante a ser avaliado na hora de traçar sua estratégia de Facebook marketing é determinar exatamente quais são os objetivos da sua presença nesta rede. Existem diversas opções para sua presença no Facebook como, branding, geração de leads ou venda de produtos e serviços.
Cada objetivo desses tem uma estratégia própria e necessitará de recursos e rotinas específicas, portanto deixar claro desde o início quais são os seus objetivos é fundamental para aproveitar da forma mais eficiente seus recursos e esforços.


Qual a disponibilidade de tempo para sua estratégia de Facebook Marketing?
Outro ponto importante é determinar o quanto de tempo você terá para investir em sua estratégia de marketing no Facebook, no caso de desenvolver essa atividade na sua própria empresa e evitar assim os altos custos de contratação de uma agência para executar este trabalho.


Uma boa estratégia de marketing no Facebook envolve diversas tarefas, como elaboração de textos para publicações, escolha de imagens, montagem da publicação em si e monitoramento de resultados. Isso é coisa que demanda tempo e dedicação. Por isso é preciso sim alocar um tempo para a execução destas tarefas.


O quanto de dinheiro você tem para investir


Pensar em Facebook Marketing sem investimento em mídia paga hoje em dia é uma verdadeira utopia. O alcance orgânico de uma publicação no Facebook está em torno de 3% a 5% da base de fãs da página. É claro que páginas com EdgeRank alto conseguem atingir mais do que isso, mas o alcance padrão é esse.


Portanto, é preciso que você aloque recursos para investir em Facebook Ads, seja no impulsionamento de campanhas para atingir uma porção maior de fãs ou em ações de marketing específicas através dos anúncios no Facebook.


Pessoal qualificado é essencial


Achar que a “menina da contabilidade” que não sai do Facebook é a pessoa mais qualificada para a gestão profissional de uma Fan Page é um erro que tem levado muita gente a se decepcionar com os resultados obtidos com seu “marketing no Facebook”.


Traçar uma estratégia de marketing no Facebook, gerenciar o dia a dia de uma página, analisar resultados e identificar novas oportunidades no mercado, é coisa para profissional. O marketing digital moderno não admite amadorismos e improvisos. Por isso, busque por qualificação.


Facebook Mobile Marketing


No Brasil, quase 80% dos usuários acessam ao Facebook por dispositivos móveis mensalmente. Esse grupo certamente me inclui, e talvez você também! É na fila do banco, na espera do consultório, no trem, no metrô, no ônibus, no taxi, no banco do carona e, em alguns casos, até na mesa de jantar. Mas mesmo sabendo disso, muita gente ignora essa necessidade de pensar em que vai acessar a rede social nos dispositivos móveis.
Quando se prepara a estratégia e conteúdo para serem trabalhados no Facebook, é preciso ter em mente os seguintes fatores:


Responsividade:


O link precisa levar para um site que abra corretamente, seja na tela do PC, do tablet ou do celular. Isso é valorizado pelo Google para definir o posicionamento nas buscas e é importante quando será preparado aquele post do Facebook com link externo.

 

Dimensões das imagens:


se muita gente acessa do celular, a imagem tem de sempre ter dimensões mais horizontais que verticais. Uma imagem vertical pode ocupar toda a tela, fazer o usuário deslizar e apresentar uma experiência desagradável. O ideal são as imagens quadradas, que podem ser visualizadas confortavelmente em qualquer tela.

 

Duração de vídeos:


os vídeos apresentam atualmente o melhor engajamento entre todos os tipos de publicação do Facebook. É só ver que, quando você posta um vídeo pessoal na rede, têm muitas curtidas e comentários. Zuckerberg quer transformar sua rede também em uma plataforma de vídeos e, por isso, está privilegiando esse tipo de conteúdo. Só que é preciso lembrar que alguém que esteja na rua, acessando a partir do pacote de dados não vai querer gastar toda a franquia em um vídeo. Os vídeos com duração de anúncios publicitário (30 segundos) costumam ter maior engajamento entre os usuários móveis.

 

Facebook complementa o site, não o substitui


Embora seja uma fantástica ferramenta de comunicação, o Facebook não é capaz de substituir um site. As limitações para personalizar a aparência, distribuir conteúdo e nome de domínio são apenas algumas das desvantagens em relação ao website.
Seja relevante, não fale apenas de si mesmo
Não só de propaganda vivem as redes sociais. Existem momentos para falar sobre seus produtos, serviços e promoções. Não faça isso o tempo todo. Crie e compartilhe conteúdo que ajude o público a entender mais sobre sua empresa. Seja relevante, publique dicas, tendências, notícias e tudo o que possa ser útil para o exigente consumidor ter segurança para o negócio certo: o seu.

Lembre-se de não exagerar. Ninguém gosta daquela página ou pessoa que publica muita coisa ao longo do dia. Procure manter a média de 2 ou 3 postagens diárias, no máximo. Contextualizar o conteúdo também é outra prática essencial. Se sua empresa é do ramo da tecnologia, não fuja muito desse assunto nas publicações.
 

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