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Links Patrocinados Adwords em 20 de maio de 2017
Você que é anunciante do Google, Facebook, entre outras, sabe que ficar dependendo de custo por clique pode sugar seu orçamento. Vamos tentar algumas formas para controlar e diminuir esse custo por clique e fazer esse orçamento render.
O custo por clique ou na sigla CPC é o valor que você pagou por um clique em um determinado anúncio. Geralmente ouvimos esse termo mais ligado ao Google Adwords, porém várias outras ferramentas de links patrocinados como o Facebook Ads, LinkedIn, entre outros também usam esse método de cobrança.
O CPC é um método de cobrança. Geralmente quem configura os anúncios escolhe como quer pagar para alcançar os seus objetivos. Além do CPC temos o CPM que é Custo por Mil Impressões que é uma outra forma de cobrança e também serve para diversos tipos de objetivos e momentos.
No CPC o anunciante só paga quando o anúncio dele é clicado, o que é bom pois assim geralmente se traz pessoas interessadas. Por exemplo, vamos supor que esteja anunciando pizza e em um dia 100 pessoas foram no Google e buscaram por “pizza de mussarela”, só que dessas 100 pessoas 8 clicaram no seu anúncio, você vai pagar somente pelos 8 cliques.
No Google, em uma campanha de anúncios de texto, você separa as palavras-chaves em que quer que seus anúncios apareçam. Quando alguém fazer uma busca e nessa busca tiver a palavra ou até mesmo uma combinação delas, vai ser acionado um anúncio seu.
O custo por clique no Google é calculado com base em alguns fatores, mas de uma forma fácil de explicar, para determinada ação de clique você está disposto a dar um lance, um valor máximo que está disposto a pagar. Vamos supor que seu lance para a palavra “pizza” ou buscas que acionam anúncios através dessa palavra seja de R$ 3,00. Então, o Google vai ver os concorrentes, a qualidade da sua conta, a qualidade do seu site, a qualidade do seu anúncio, entre outros fatores e vai chegar numa nota.
No nosso exemplo, vamos por que exista mais 3 concorrentes brigando com você para aparecer para uma busca “pizza de mussarela”. Cada concorrente deu o mesmo lance que você, R$ 3,00 mas os concorrentes tem anúncios diferentes e alguns tem site e outros não.
Primeira coisa que o Google vai fazer é ver o índice de qualidade e a posição de cada anunciante para a busca do usuário.
Anunciante |
Lance CPC |
Índice de Qualidade |
Ad Rank |
Posição do anúncio |
Você |
3,00 |
10 |
30 |
1 |
Pizzaria A |
3,00 |
5 |
15 |
2 |
Pizzaria B |
3,00 |
4 |
12 |
3 |
Pizzaria C |
3,00 |
3 |
9 |
4 |
A fórmula até então é bem simples. Multiplicasse o lance pelo índice de qualidade naquele momento, vamos ter o Ad Rank, logo a ordem dos anúncios.
O valor do CPC ou CPC Real que cada um vai pagar é o Ad Rank do anunciante abaixo dividido pelo índice de qualidade do anúncio a ser calculado. Vamos as fórmulas:
Você: (Ad Rank do anunciante abaixo / seu índice de Qualidade) = CPC Real
Você: (15 / 10) = R$ 1,50
Pizzaria A: (Ad Rank do anunciante abaixo / seu índice de Qualidade) = CPC Real
Pizzaria A: (12 / 5) = R$ 2,40
Pizzaria B: (Ad Rank do anunciante abaixo / seu índice de Qualidade) = CPC Real
Pizzaria B: (9 / 4) = R$ 2,25
Pizzaria C: (Ad Rank do anunciante abaixo / seu índice de Qualidade) = CPC Real
Pizzaria C: (0 / 5) = R$ 0,50 * Lance mínimo de primeira página
Refazendo a tabela agora:
Anunciante |
Lance CPC |
Índice de Qualidade |
Ad Rank |
Posição do anúncio |
CPC Real |
Você |
3,00 |
10 |
30 |
1 |
R$ 1,50 |
Pizzaria A |
3,00 |
5 |
15 |
2 |
R$ 2,40 |
Pizzaria B |
3,00 |
4 |
12 |
3 |
R$ 2,30 |
Pizzaria C |
3,00 |
3 |
9 |
4 |
R$ 0,50 |
Pra você diminuir o CPC você tem que melhorar o índice de qualidade. Pra isso você tem que entender a mecânica do Google. Vou te dar alguns exemplos do que pode ser trabalhado para aumentar o índice de qualidade.
Site muito bem desenvolvido, pensando em SEO e também com ótimo conteúdo naquilo que diz ser.
Aumentar o CTR (taxa de interação dos usuários com seus anúncios). O Google entende que se as pessoas estão clicando nos seus anúncios é porque você é um bom vendedor, você tem um anúncio chamativo, interessante, que capta o usuário para o seu site. Então assim o Google te beneficia melhorando o seu índice de qualidade.
Seu site/conteúdo prende o usuário. Se um usuário clica no anúncio e logo em seguida sai, e continua procurando pelo que estava procurando é porque seu site não atende a aquela busca, por mais que você tenha um anúncio top de que adianta se o usuário chega no seu site é não era aquilo que ele queria. Ter um conteúdo bom e verdadeiro vai fazer você somar mais pontos de qualidade.
Escolha palavras-chaves que realmente fazem sentido para o seu negócio e também tente colocar elas na ordem em que a maioria das pessoas buscam. Por exemplo, se as pessoas buscam em quantidades relevantes “pizza mussarela” e “pizza de mussarela”, tenha essas duas palavras-chaves em sua lista. Cada uma deverá ter seu peso para a sua conta.
Textos dos anúncios com as palavras-chaves usadas. Tente colocar no anúncio principalmente no título as palavras-chaves que está usando e também na ordem que as pessoas buscam. No caso de “pizza mussarela” e “pizza de mussarela”, talvez compense ter 2 anúncios diferentes no mesmo grupo de anúncio para as 2 palavras-chaves.
Tudo vai do volume de busca do seu nicho e do seu orçamento. Conseguimos ótimas melhorias em alguns meses, imagina você baixar R$ 0,30 em média de CPC em uma conta que gasta um mensal de R$ 800,00. Se o CPC era R$ 2,00 e baixou para R$ 1,70, você aumentou em 70 cliques com o mesmo orçamento. Isso é um aumento no número de cliques em 17,5% e uma diminuição do CPC em 15%.
Lembre-se que você vai sentir a diferença olhando os relatórios com períodos longos, não espere fazer tudo isso e já na semana que vem ter uma melhora no índice de qualidade. Você vai começar a ver as quedas olhando relatórios mensais. Vale muito a pena.
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