Erros em marketing digital que você deve evitar

Marketing Digital em 27 de abril de 2018

Erros em marketing digital que você deve evitar

A globalização, tanto econômica, quanto comercial e cultural, mudou os paradigmas dos relacionamentos e a forma de comunicação em nossas vidas. Surgiram novas linguagens, novos símbolos e um novo perfil de consumidor.

 

O mercado atual está na mão e no bolso do homem digital e é preciso conhecer muito bem as características deste incrível poder de comunicação para criar um bom relacionamento com este novo perfil de consumidor.

 

Então, se você acabou de abrir sua empresa (ou já possui uma) e decidiu que a Internet seria uma ótima maneira de alavancar seus negócios, até criou um site e participa das redes sociais, ótimo! Afinal muitas pessoas teriam onde buscar informações sobre os seus produtos ou serviços. Mas, a partir daí, é que você precisa ter muito cuidado e atenção para não cometer erros que tornem a sua presença na internet um mau negócio. Por isso, trouxemos algumas erros comuns de marketing digital que você deve evitar. Confira:

 

 

 

 

1. Não definir objetivos e metas: Objetivos e metas são mais detalhados do que imaginamos. Você deve saber exatamente onde sua empresa deseja chegar. Se não há objetivos definidos, há um grande prejuízo por desperdiçar recursos e até mesmo oportunidades. Comece definindo os objetivos, tanto de negócio, quanto de marketing. Em seguida, as metas. Seja realista sobre o momento que a empresa está e projete resultados que sejam plausíveis de serem alcançados.

 

2. Não conhecer o público: As chances de sucesso são nulas se você não conhece o perfil do seu público-alvo. Saber quem são os seus clientes em potencial é uma necessidade, mas não é só o que basta. Você precisa saber como estas pessoas se comportam, do que elas gostam, quais são seus hobbies, seus lugares favoritos, de que forma o seu produto será útil para elas... Tudo isso conta. A partir destas informações, você terá condições de criar o melhor ambiente virtual que atenda às necessidades reais do seu público.

 

 

 

 

3. Não criar uma base contínua de leads: Por mais que tenha uma lista pronta de possíveis compradores, você não terá informações importantes como faixa etária, seus cargos, seus gostos e hábitos, entre outras características. Ou seja, você pode enviar e-mails para pessoas que, muitas vezes, não vão se interessar pelo que sua empresa oferece, e ainda vão achar que estão sendo incomodadas com mensagens não solicitadas. Uma opção interessante é começar a gerar seus próprios leads com informações que são relevantes e nutri-los durante o tempo.

 

4. Não produzir conteúdo otimizado (SEO): Uma das principais ferramentas de marketing, é a otimização de conteúdo. Além de ter um site atualizado e com layout bonito, ele precisa ser encontrado nos mecanismos de busca. O SEO vai potencializar o alcance do seu site, ele irá identificar as palavras chaves relevantes e usá-las no conteúdo, além de monitorar o ranking atual de cada uma delas, faz com que o seu site ou blog tenha grandes chances de visibilidade nas ferramentas de busca. Ignorar esta prática, também fará sua loja virtual ser ignorada pelos buscadores durante a pesquisa. Então, tenha sempre em mente que um bom planejamento é necessário, e por isso deve ser bem feito e com muita paciência.

 

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Otimização SEO Loja Integrada

 

5. Não monitorar, acompanhar e analisar os resultados: Quando você deixa de monitorar os resultados do trabalho que está sendo realizado, você deixa também de identificar acertos, erros, e assim, pode acabar não corrigindo o que é necessário para otimizar esses resultados. Por isso, uma dica é realizar relatórios semanais e mensais para entender o que está acontecendo e ter um feedback mais detalhado do que precisa ser resolvido e conquistado nos próximos meses.

 

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Algumas métricas que devemos acompanhar de perto

 

6. Não usar tecnologia suficiente para a estratégia: Outro erro que acontece em parte das empresas, é que elas não usam um software de gestão online, nem de marketing nem de vendas. A tecnologia faz com que as informações sejam integradas em um único sistema com todos os dados e processos da empresa. Ao ter um software de gestão comercial você terá mais controle das informações da sua empresa, ganhará tempo na rotina, reduzirá gastos com o quadro de funcionários e poderá controlar o financeiro da empresa, pois terá relatórios diários sobre todas transações realizadas.

 

7. Não fazer investimento a longo prazo: Nos últimos anos, a luta suicida pelo melhor preço prejudicou a criatividade, o lucro e a produtividade de muitas empresas, desde anunciantes, até veículos. Mas, nem sempre fazer bem para a marca significa gastar menos. Valorizar o investimento em uma tecnologia, um formato ou uma solução assertiva, poder dar grandes resultados no longo prazo. A corrida das marcas para focar investimentos em campanhas programáticas pode dar grandes resultados em termos de quantidade e cobertura e, provavelmente, vai melhorar as campanhas de performance. Mas, se formos falar de branding, precisamos pensar sempre na qualidade.

 

8. Não adaptar o conteúdo para outros dispositivos: Não adianta criar um vídeo para TV, com linguagem, formato e duração para esse meio, mas veiculá-lo em smartphones. É preciso entender que os smartphones hoje, é uma extensão de nosso corpo e o desktop é mais uma extensão do nosso trabalho. Por isso, as mensagens enviadas para o mobile precisa de uma linguagem própria, com visão e formatos pensados de forma adequada para o dispositivo.

 

 

 

 

9. Não gerenciar e atualizar as mídias sociais: Se a sua empresa ainda não está nas redes sociais, você está perdendo vendas. Por outro lado, se a loja está presente nas principais redes e não mantém uma frequência de postagens, também está errando. Os clientes que estão seguindo sua empresa, estão interessados em conteúdo novo ou mesmo informações do seu negócio. Além do material, mantenha uma periodicidade entre cada postagem. Não faça postagens todos os dias pois isso pode parecer spam. Entretanto, não espere longos períodos para fazer uma publicação, é preciso encontrar um meio termo.

 

10. Não alimentar suas redes sociais e site: Você pode ter o design mais bonito, oferecer os melhores produtos e serviços, ter os melhores recursos para fazer o seu negócio crescer, mas se você se esquecer de alimentar seu site com conteúdos novos e atraentes, o público vai se cansar e deixar de visitá-lo. Assim, com menos visualizações, dificilmente você terá um site bem posicionado.

 

 

11. Falar somente os seus produtos nas redes sociais: As redes sociais e um ambiente cheio de convenções e preferências, se as pessoas não se sentirem a vontade ou engajadas, com certeza não darão atenção a sua mensagem e podem se revoltar contra ela. Muitas empresas falham nesse ambiente, porque falam só de seus produtos e de como suas soluções são incríveis. E acredite, ouvir só isso, as pessoas cansam!

 

11. Deixar de interagir com o seu público: Você já se deparou com um perfil desatualizado? A principal reação das pessoas ao se depararem com esse perfil é que o mesmo foi abandonado, ou pior que abandonou os clientes. O marketing digital deve fortalecer a presença virtual do seu negócio e não deixá-la mais fraca. Então antes de investir nessa plataforma certifique-se que terá tempo disponível para conversar e interagir com o seu público.

 

 

 

 

12. Usar e-mails de forma inadequada: O e-mail ainda é um poderoso canal de comunicação com seus clientes, porém, deve ser utilizado de modo consciente. É comum empresas comprarem “bases de e-mail” para trabalhar em suas campanhas, porém isso certamente trará problemas para sua marca. Os leads conquistados através destas listas, receberão e-mails indesejados e logo vão marcar como “spam”. Com isso, os resultados da campanha podem alterar e você corre o risco de seu domínio cair em uma “blacklist” e ser bloqueado por tempo indeterminado.

 

13. Não investir em campanhas: Utilizar as redes sociais para ações de marketing digital, na prática, não tem custo financeiro. Entretanto, isso não significa que não há necessidade de se investir. Quando você impulsiona uma publicação ou anúncio, por<

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