O que é SEO de um site e como usar no seu negócio

SEO Básico em 05 de abril de 2017

O que é SEO de um site e como usar no seu negócio

O que é SEO?

 

SEO (Search Engine Optimization) é o processo de otimização de um site, a partir de palavras-chave específicas, para deixá-lo mais amigável para os site de buscas como o Google. Essas otimizações fazem o seu site ter mais chance de aparecer na frente nas buscas.

 

Como fazer SEO e melhorar posição no Google

 

Se você trabalhar o SEO no seu site, com um bom trabalho logo você vai colher os frutos que é estar entre as primeiras posições nos buscadores como o Google e ter muitos acessos.

 

O trabalho de SEO consiste em trabalhar internamente e externamente ao site, que seria SEO On-Page e SEO Off-page.

 

No SEO On-page é a parte mais fácil pois você consegue (geralmente) mexer e editar o conteúdo e estrutura do seu site. Você vai precisar editar as Tags do HTML, editar Metatags, produzir conteúdos relevantes para a sua meta em especifico, etc... Então é algo que você pode realmente fazer e isso vai ajudar a ter um resultado.

 

Dependendo do ramo e da concorrência pelos termos praticamente só de ter um site estruturado e pensado você nem precisa fazer o SEO Externo. Bem, não é que não precisa, é algo que você pode até levar mais de boa.

 

Aqui você vai pensar em todos os detalhes da estrutura, semântica do código (código limpo e enxuto), pensar na velocidade do site, experiência do usuário, negritar palavras-chaves com alta relevância para a sua meta, etc... vai ser uma infinidade de coisas mas é a parte mais fácil, acredite. Vai da sua vontade de querer entender a mecânica das buscas e também de ter  alguém para poder ajustar o código do site.

 

O SEO Off-page já é algo mais pesado no sentido de tempo, pois a ideia é você conseguir colocar links, referência, a sua marca, em outros sites de preferência que falam da mesma coisa ou do ramo do seu negócio, assim seu site ganha mais relevância e autoridade sobre o assunto ou assuntos em questão.

 

Por exemplo, imagina que seu site é uma pizzaria, então você vai começar a fazer SEO Externo, você vai colocar o link do site da sua pizzaria em outros sites, só que ai você vai lá e consegue um link num site que fala sobre construção civil. Como assim?  Fica estranho não. Não que não pode fazer isso, as vezes acontece, ai a questão é saber não exagerar, mas o mais indicado é você conseguir colocar o link do seu site em sites relacionados a comida, a massas, a festas italianas, talvez buffets e dicas de gastronomias, etc.... porque pizza é comida não material de construção.

 

Mas não tem problema em si de colocar o link em um ou outro site que foge do ramo, é só não exagerar, ter um ou outro não tem problema.

 

E na hora que colocar o link do seu site, tente colocar assim, imagina um texto de receita de pizza, ai o texto vem falando em como fazer e no meio tem uma palavra assim “... mas se você não conseguir montar a pizza pode comprar ela na melhor pizzaria da cidade ....”, o seu link está na palavra “melhor pizzaria da cidade”. Você vai matar a pau, o Google vai ler esse termo e dar uma boa autoridade para o seu site para as palavras em questão, fora o contexto todo de onde está o link, dentro de uma receita de pizza, massa, etc... você provavelmente com o tempo vai ter mais chance de aparecer na frente quando alguém buscar “melhor pizzaria” ou “melhor pizza da cidade”, entendeu? Imagina vários links apontando para o seu site dessa forma.

 

Se você tiver alguma dúvida pode estar realizando a consultoria de site para otimização nas buscas, dependendo do seu ramo, pode ser muito fácil conseguir subir algumas posições e obter ótimos resultados.

Desenvolvido por Sunsetweb - 2024

FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade