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SEO Básico em 22 de agosto de 2017
O site na maioria das vezes é o ponto final da conversão e precisa estar pronto para fazer sua tarefa: vender! Nada adianta trazer várias pessoas para o seu site se elas estiverem com dificuldades ou não se sentirem seguras para comprar. Neste caso, elas irão para o concorrente.
Juntamos os erros mais comuns em sites que fazem os usuários desistirem de uma empresa!
Seu usuário gostou do seu produto e está seguro para a compra. Parabéns! O serviço está praticamente concluído e lá vem uma venda. É neste momento que muitos sites pecam.
A partir do produto, o cliente precisa entrar na página de contato e fazer o pedido. E é aqui que, infelizmente, muitas pessoas acabam dispersando.
Uma grande técnica utilizada na web é o “Call to Action”, que é justamente chamar o usuário para a ação. Esta ação deve estar destacada e no local certo. Após ver o seu produto e se convencer, o usuário precisa ver facilmente um botão, dizendo algo como “Gostou? Solicite um orçamento”. Seu site precisa conversar com o usuário e deve conduzi-lo de forma clara e intuitiva.
Se você estiver convencido da compra o máximo que você pode fazer é indicar a um amigo. Orçamento fica escondido no topo do site.
Confusão é tudo que seu site não deve ter. É comum o pensamento de que, quanto mais opões, melhor. Errado! Você deve dar as opções que o usuário deseja ter naquele momento. Menus longos, duplos ou itens com o mesmo objetivo (e nomes diferentes) causam confusão e fazem o usuário desistir de você. Dê poucas opções. Somente as mais utilizadas no menu. Não invente nomes que não são usuais. O que não for importante - como, por exemplo, o “trabalhe conosco” -, coloque no rodapé.
Muitas opções deixam o usuário confuso.
Uma grande tarefa dos sites é deixar evidente o que é importante para o usuário. E, com certeza, imagens grandes no topo, incluindo a sua marca, não são o que seu usuário quer ver. Ele está bem mais interessado no conteúdo que está abaixo.
O problema de ter um topo grande é que o conteúdo principal começa a ser jogado para baixo, exigindo que o usuário use a barra de rolagem. As pessoas são preguiçosas na internet e com razão.
Você é que tem a obrigação de fazer da navegação a mais natural possível, exigindo o menor esforço possível. Por isso, não faça seu cliente ter que descer a rolagem cada vez que entrar em uma página sua. Ele vai cansar e desistir de você.
Todas as páginas apresentam o mesmo topo. Conteúdo fica reduzido necessitando rolagem.
O usuário entrou no seu site. Ele está procurando por um determinado produto ou serviço e abriu o seu site e os de outros quatro concorrentes, nas outras abas do navegador. Se ele demorar mais de três segundos para entender o que você faz, não tenha dúvida: ele fechará o seu site e verá os demais. Vivemos sem tempo, com várias coisas concorrendo pela nossa atenção. Portanto, se o usuário não achar fácil o que ele deseja, ele vai desistir de você.
Procure colocar claramente o que a sua empresa faz, na vitrine do site e abaixo dela. Estas são as áreas mais nobres do projeto e devem realizar essa tarefa de deixar claro o que você faz. Tome cuidado com mensagens conceituais demais, que fazem perder a clareza da informação.
Essa empresa é uma distribuidora farmacêutica. Sim, demoramos também para descobrir.
Imagem boa vende. Imagem ruim faz perder vendas. A comunicação por imagens tem um apelo muito forte, principalmente para a nossa cultura latina. Procure trabalhar com bancos profissionais e que disponham de arquivos em alta resolução. Tome cuidado com imagens clichês, que não refletem seu público ou não dizem nada em relação ao que você vende. Existem casos em que imagens mal escolhidas acabam confundindo o usuário, por representarem algo que não está relacionado ao produto.
Imagens de baixa qualidade não trazem segurança e qualidade.
Falamos sobre falta de tempo e concorrência pela sua atenção. Por estes motivos, textos grandes e massivos são a forma mais fácil de espantar seu usuário e não transmitir o que você deseja. Para isso, procure destacar vantagens, utilizando bullet points, textos espaçados e com fontes de fácil leitura.
Texto longo, sem divisões, fonte pequena e com concorrência textual na lateral.
E o seu site? Tem algum desses erros? Caso sim, procure corrigi-los, pois tenha certeza de que eles impactam as suas vendas. Caso você consiga quantificar o número de pessoas que entram em contato ou ligam para sua empresa e que são oriundas do site (informando um telefone diferenciado no site por exemplo), você conseguirá criar dados importantes e que vão tirar qualquer dúvida sobre a importância do Marketing Digital para o restante da empresa.
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