Métricas do Facebook Ads: conheça as principais

Facebook Ads em 28 de novembro de 2018

Métricas do Facebook Ads: conheça as principais

No momento de montar campanhas e publicações no Facebook Ads, existe uma grande preocupação com conteúdos. Dedica-se muito tempo para criar um anúncio que atenda as expectativas da marca e que seja capaz de atrair clientes.

 

Ainda que todo esse cuidado seja tomado, são raras as empresas que têm a mesma atenção na análise dos resultados das campanhas. E, convenhamos, de nada adianta fazer uma super campanha e grandes investimentos se você não vai acompanhar para ver o que está ou não funcionando.

 

5 principais métricas do Facebook Ads

 

O primeiro passo é recuperar os dados do post ou campanha a ser analisado. Esses dados são oferecidos pelo próprio Facebook e são muito simples de serem conseguidos na rede social. Tudo o que você precisa fazer é ir até a página da sua empresa no Facebook e abrir a aba informações. Ela fica localizada no topo da página. Ao abrí-la verifique se a aba Visão Geral, na coluna da direita, é a selecionada e, se sim, clique em Exportar dados, no canto superior esquerdo.

 

1. Impressões

 

Métrica que permite identificar quantas vezes que uma publicação foi exibida, independentemente de ter sido ou não clicada. Ao contrário do alcance, que mostra o número de pessoas que viram uma publicação, a impressão calcula as visualizações por usuário independentemente do número de vezes que o mesmo anúncio seja apresentado.

 

2. Frequência

 

A métrica da frequência determina quantas vezes seu anúncio foi mostrado para um usuário. Essa métrica é essencial para quem tem investimentos pesados em anúncios. É a partir dela que será possível determinar a aceitação do público para um anúncio e corrigir possíveis problemas.

Métricas do Facebook Ads conheça principais

O Facebook Ads permite definir que os anúncios sejam apresentados apenas uma vez para cada usuário ao longo do dia, basta selecionar a opção “Alcance Diário Único’’. No entanto, essa só é uma boa ideia se você tiver certeza da segmentação do seu público, ou poderá deixar de impactar clientes em potencial.

 

3. Custo por clique (CPC)

 

O custo por clique é o valor cobrado do seu anúncio cada vez que um usuário realiza a ação de clicar nele. Esse valor só é cobrado se o usuário clica no anúncio e não quando o anúncio aparece. É uma métrica essencial para determinar se o anúncio está atrativo para cliques. Altos custos por clique significa que poucas pessoas estão clicando ou que os cliques recebidos não tem qualidade.

 

Para calcular o CPC, é só utilizar a seguinte fórmula:

CPC = Custo total/ Número de cliques

 

4. Custo por ações (CPA)

 

É o valor pago pelas ações executada por um usuário. Não são contados apenas os cliques, mas também as curtidas, compartilhamentos e diversas outras. Ajuda a identificar se seu anúncio está engajando o público e direcionando ele para o que você definiu como objetivo. Assim como ocorre no custo por clique, quanto mais ações realizadas, menor o custo de cada uma delas nos anúncios patrocinados.

 

5. Taxa de cliques (CTR)

 

A taxa de cliques, ou  click-through rate, representa número de cliques únicos que uma campanha recebeu dividida pela quantidade de impressões. Assim, essa métrica mostra para quantas pessoas um anúncio foi mostrado e quantas dessas pessoas efetivamente clicou no anúncio.

 

Com essas métricas analisadas com cuidado e com frequência é possível realinhar, constantemente, as estratégias, garantindo sempre os melhores resultados para as campanhas. Apenas analisando o desempenho dos anúncios do Facebook Ads é possível descobrir se os investimentos feitos estão dando retorno.

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