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Facebook em 16 de março de 2018
Pela primeira vez no Brasil, um banco vai permitir a realização de operações bancárias por meio do Messenger do Facebook, usando um bot como alguns outros que já existem na plataforma. Utilizando a inteligência artificial do Watson, desenvolvido pela IBM, o sistema vai permitir aos clientes do Banco do Brasil verificar extrato de conta corrente, checar fatura, pedir segunda via e bloquear cartão de crédito.
Em um evento na cidade de São Paulo, representantes do Banco do Brasil, do Facebook e da IBM falaram um pouco sobre a nova empreitada conjunta das empresas. A ideia é ir até onde as pessoas estão, por isso mesmo, o aplicativo do Banco do Brasil para celulares e tablets vai continuar funcionando normalmente e recebendo as atualizações necessárias sempre que disponíveis.
A entrada nas redes sociais serve para dar mais opções aos clientes e para conversar diretamente com eles em um ambiente natural – após as pessoas terem parado de ir ao banco para acessá-lo via aplicativo, é hora de pararem de ir ao banco digital também. Essas operações simples podem ser feitas de maneira rápida e prática diretamente em um canal que as pessoas usam para conversar. Você também pode conversar com a inteligência artificial do banco para tirar dúvidas, como já acontece atualmente.
Tudo vai começar a funcionar em caráter de teste, com mil clientes selecionados para já utilizar o sistema. Os escolhidos são aqueles que mais utilizaram os canais já existentes de ajuda cognitiva, além de um grupo seleto de funcionários do Banco do Brasil. Após um tempo, as funções serão disponibilizadas para todos os outros clientes do banco.
O próximo passo é inserir outras operações para serem feitas diretamente no Messenger, como consultas de extrato e saldo de poupança e de fundos de investimento. Em um futuro a médio prazo, vai ser possível algumas transações mais complexas e até a abertura de contas diretamente no ambiente online.
Tudo vai começar a funcionar em caráter de teste, com mil clientes selecionados para já utilizar o sistema. (Via TechMundo)
Gustavo Fosse, diretos de tecnologia do Banco do Brasil, disse “A grande novidade da iniciativa é oferecer os nossos serviços ao cliente na interface de preferência dele, sem necessidade de ir até um ambiente de banco. Nosso objetivo é levar ainda mais facilidade, com relacionamento baseado na inovação, confiança e promovendo a facilidade de acesso”.
A empreitada – que custou ao banco cerca de 14 milhões de reais entre desenvolvimento de software, hardware e todos os outros gastos envolvidos – traz como personagem principal o Watson, o sistema de inteligência artificial da IBM. Ele é capaz não apenas de entender o que o cliente está falando de maneira natural, como se perguntasse a um atendente humano, mas também de realizar as transações pedidas, levando o cliente para o ambiente de banco digital, e, claro, de aprender com cada uma das interações para atender os clientes ainda melhor.
Para garantir a segurança de seus clientes, o Banco do Brasil, o Facebook e a IBM estão usando criptografia de ponta a ponta.
A primeira utilização do Watson no Banco do Brasil foi na parte interna, para auxiliar os funcionários a agilizar o atendimento e responder dúvidas e solicitações dos clientes. Em agosto do ano passado, a instituição ampliou o uso da inteligência artificial para seu novo canal de atendimento pelo Messenger do Facebook para tirar as principais dúvidas dos clientes sobre sua conta ou serviços oferecidos pelo banco.
Para garantir a segurança de seus clientes, o Banco do Brasil, o Facebook e a IBM estão usando criptografia de ponta a ponta nas operações e algumas outras medidas para que a experiência do cliente seja realmente sem riscos. Uma delas é a necessidade de registrar o dispositivo com o banco para que você possa utilizar os serviços via Messenger.
Sempre que uma confirmação de alguma operação precisa ser feita, o usuário vai receber uma notificação via push ou um SMS.
Além disso, todas as informações bancárias que você recebe vem através de um ambiente diferente do Messenger – ele é usado apenas para fazer as solicitações. Esse ambiente possui a mesma segurança do aplicativo e, para que nenhuma informação sensível possa ser acessada por meio do seu Facebook, todo o histórico registrado no Messenger é apagado a cada sessão.
Sempre que uma confirmação de alguma operação precisa ser feita, o usuário vai receber uma notificação via push ou um SMS, depende de como o serviço foi configurado, contendo um código que vai ser necessário para validar a transação de maneira segura e que vai deixar o cliente à vontade para dar esse passo na maneira como lidamos com os bancos – um passo rumo ao futuro.
Fonte: TechMundo
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