Categorias do Blog
Loja Virtual / E-commerce em 05 de junho de 2019
O e-commerce, também chamado de comércio eletrônico ou comércio virtual, é o nome dado às transações comerciais feitas por meio de equipamentos eletrônicos. Ou seja, é a compra pelo celular, notebook, tablets ou qualquer outro dispositivo conectado à internet por meio de uma loja virtual.
Atualmente essa prática está muito mais difundida, já que maioria da população prefere fazer as compras em casa. Além de mais rápido, o cliente pode pesquisar e verificar diversos produtos pelo computador e escolher o que melhor atende suas necessidades.
Com o aumento de clientes virtuais, cresce também a competitividade e, por isso, é essencial garantir uma loja virtual funcional e atrativa. No entanto, mais do que se empenhar para garantir as vendas online, é essencial investir no pós-venda.
Muitos comerciantes não colocam e não investem a devida atenção ao pós-venda, principalmente quando a compra é feita pela internet, e isso é um enorme erro.
Um dos principais mandamentos das empresas é a fidelização do cliente. Para que isso ocorra, além da empresa vender produtos de boa qualidade, com preços acessíveis ao seu público-alvo e com vendedores especializados, ela também precisa oferecer um suporte eficaz para o cliente depois que o produto é vendido.
Isso, além de fidelizar o usuário para próximas compras, também pode fazer com que ele indique o produto e a empresa, fazendo os negócios fluírem e aumentarem.
Existem diversas formas para o comerciante aumentar a eficiência do seu pós-venda no e-commence, e elas não são muito difíceis. Algumas dicas podem ajudar e resultarão em conclusões boas tanto para o comprador quanto para a empresa. Veja as principais:
Um ótimo passo para uma fidelização é agradecer o cliente pela compra feita. Isso pode ser feito por meio do e-mail que o usuário provavelmente usou para fazer cadastro no site, senão também é válida uma mensagem por SMS. O importante é deixar claro o quanto a empresa aprecia o cliente e agradece por ter sido escolhida.
A partir do agradecimento, a empresa também pode querer saber um pouco mais sobre o perfil dos usuários. Além de saber se as vendas estão indo bem, as pesquisas de satisfação ajudam a melhorar o atendimento, os produtos, as vendas, os métodos de pagamentos e ainda saber algum ponto de insatisfação. Para mais, o cliente sentirá que sua compra e sua opinião são importantes, o que é ótimo para a empresa.
Outra tática muito eficiente para o pós-venda no e-commerce é disponibilizar benefícios para os clientes e isso pode ser feito por meio de promoções. Por exemplo, o cliente compra uma mesa e a empresa pode dar descontos em um armário ou em poltronas.
Ligar sempre o produto vendido com algum que possivelmente o cliente também precisaria é uma ótima estratégia e deixará o usuário pensativo e, em maioria dos casos, ele vai aproveitar os descontos e as promoções. O que os usuários mais procuram quando vão fazer compras são a qualidade e o preço, então promoções são sempre bem-vindas.
Essa é uma dica importante: não espere o cliente entrar em contato, entre você em contato com o cliente. Claro que todos os comerciantes não querem lidar com problemas e comercializar produtos de qualidade é essencial por isso, para evitar possíveis defeitos, mas às vezes acontece. Fazer uma segunda pesquisa de satisfação algum tempo depois com o cliente o deixa entusiasmado e com uma ótima impressão da empresa.
Todos os itens citados são feitos virtualmente, mas, claro, há sempre um atendente ou vencedor do outro lado da tela conversando e enviando tudo isso para o cliente. Investir em bons atendentes e vendedores é crucial para o crescimento de uma empresa. Atenção, educação e compreensão farão com que os usuários elogiem o serviço e voltem com mais frequência, pois sabem que conseguem resolver os problemas rapidamente.
Então, para aumentar a procura pela empresa e fazer isso bem feito pelo e-commerce é ideal que os comerciantes foquem em qualidade e atenção para com os clientes e procurem sempre melhorar o serviço conforme as mudanças e cobranças do mercado virtual.
Contatos
contato@sunsetweb.com.br
Rua das Palmeiras, 385 - Jardim Santa Catarina - São José do Rio Preto - SP
Seg - Sex: 08:30 as 17:00
FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS
Clique para chamar no WhatsApp
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade