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Loja Virtual / E-commerce em 03 de dezembro de 2018
O mercado de e-commerce tem crescido muito nos últimos anos. A medida que as tecnologias evoluem e o cliente se sente mais seguro e confortável fazendo transações on-line, as praticidades das lojas virtuais ganham espaço.
Lojas virtuais não têm se tornado mais atrativas apenas para clientes. A concorrência cresce constantemente e exige dos negócios constantes processos de melhoria e inovação. Mas, o que fazer para garantir competitividade para seu e-commerce?
Ter a certeza de conquistar o destaque de mercado necessário depende de se atentar a alguns elementos essenciais aos negócios. São elementos que todo gestor deve ter em mente, não importa se são empresas físicas ou virtuais.
Conheça 3 pontos que merecem mais atenção:
Conhecer seu negócio é o primeiro passo para o sucesso. Identificar quem é seu público-alvo, entender o mercado e os concorrentes permite identificar oportunidades. Uma gestão focada no crescimento e que associe marketing e vendas é essencial para o sucesso.
Conhecer os processos práticos vem aliado da redução de riscos. Saiba quais são as dificuldades que seu negócio pode enfrentar. Lojas virtuais enfrentam, muitas vezes, dificuldades com sistemas de estoque e logística.
Saber quais são os pontos de risco e desenvolver estratégias para minimizar a chance de falhas permite se preparar para solucionar problemas antes que causem prejuízos financeiros ou de imagem.
A eficiência do seu e-commerce é a chave do sucesso. Busque por ferramentas que te ajudem a organizar e melhorar os processos de engajamento de público e vendas. Um dos pontos que mais merece atenção na escolha de ferramentas é o pagamento.
Ofereça possibilidades variadas e seguras, isso garante mais conversões por oferecer ao cliente mais confiança no seu negócio.
O processo de gestão de e-commerce depende de observar diversos fatores que interferem no negócio. Entender a logística, o atendimento, promoções, produtos, preço e a comunicação é de grande importância.
Para garantir que essa compreensão seja correta e as expectativas estejam alinhadas com as possibilidades que o negócio oferece é essencial analisar, constantemente, os dados gerados.
O crescimento dos negócios não é avaliado apenas com base no volume de vendas e faturamento. É preciso entender a forma como os consumidores interagem com negócio.
Existem 4 métricas que permitem entender essa relação entre cliente e loja virtual e que podem ajudar seu negócio:
A jornada de compra do cliente e a forma como ele interage com cada estágio do funil pode oferecer diversos insights para seu e-commerce. Separe as ações do cliente em grupos e analise-as separadamente para entender onde é possível melhorar a estratégia.
Quando falamos em conquista de leads e vendas, estamos falando do grupo das macroconversões, enquanto cadastros no site, visitas em páginas de produtos e chegada ao carrinho são microconversões.
Analisar esses dados é possível com o Google Analytics, que pode ser configurado para separar informações do trajeto do consumidor no funil. Muitas vezes, mudanças simples podem ajudar na decisão de compra, como a cor de um botão ou o conteúdo enviado.
No entanto, identificar o que deve ser ajustado exige saber onde o cliente tem parado, em qual etapa da jornada de compras ele tem parado.
Métrica associada ao comportamento do cliente, permite uma análise segmentada por grupos com características em comum. Oferece, principalmente, indicadores relacionados ao tempo e exposição ao que é analisado.
Assim, é ideal para observar campanhas específicas, como newsletter de promoção, um mês específico ou compras no período de frete grátis. São análises que podem ser feitas por meio do Google Analytics, permitindo identificar tendências, entender melhor o comportamento e engajamento do cliente.
O mais interessante do coorte é a forma como oferece uma visão melhor de como os clientes têm respondido às campanhas de marketing digital.
O fato de existirem carrinhos de compras significa que os clientes estão chegando até a fase final da jornada de compra. O abandono de carrinho, por sua vez, significa que, por algum motivo, ele desistiu de realizar a compra.
Analisar dados sobre abandono de carrinho é essencial para entender porque as vendas não estão sendo convertidas. Assim, é possível ver se existe um produto específico que é mais abandonado, se o abandono é depois da soma do valor dos produtos ou de quando o frete é incluso e, ainda, se o abandono acontece na hora de ver as opções de pagamento.
Com esses dados em mãos é possível lançar promoções, reajustar formas de pagamento e adotar novas estratégias para melhorar a conversão.
Definir metas para sua loja virtual é essencial para ter uma base de observação. Ao estabelecer um volume de vendas para um período de tempo que se espera ter e acompanhar a taxa de conversão, você descobre se seu negócio tem evoluído e crescido.
Vale lembrar que a taxa de conversão é considerada não de acordo com o volume de vendas, mas pela relação entre as vendas e os clientes que chegam por meio do marketing digital.
Métricas eficientes e análises cuidadosas são a forma mais eficiente de garantir crescimento e a possibilidade de aproveitar as oportunidades que a internet oferece para os e-commerces.
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