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Loja Virtual / E-commerce em 10 de dezembro de 2018
Lojas virtuais enfrentam diversos desafios para converter vendas e atrair clientes. O ambiente virtual é amplo e, muitas vezes, conseguir destaque e vantagens sobre a concorrência pode ser difícil. No entanto, potencializar vendas e aumentar lucros não é um sonho impossível de ser realizado.
Uma das maiores oportunidades que o meio digital pode oferecer para seu e-commerce é a associação de sua marca com marketplaces. Desenvolver estratégias complementares às de divulgação de sua loja focadas nesse ambiente pode ser um grande diferencial para os negócios.
O marketplace é um modelo de negócios que funciona como um shopping virtual. São páginas da web que concentram uma grande variedade de produtos e marcas. Esses espaços atraem muitos clientes, uma vez que oferecem maior variedade e, geralmente, melhores preços. A possibilidade de encontrar tudo em um só lugar é muito atrativa para o consumidor e sua loja virtual pode se aproveitar dessa atração.
No entanto, ao mesmo tempo que o marketplace pode oferecer muitos benefícios, principalmente para marcas que estão começando, ele impõe muitos desafios. A competitividade neste ambiente é muito maior e direta. Assim, é essencial desenvolver estratégias que te coloquem como a melhor oferta da página, as chamadas Buy Box.
Esses são os 4 pontos essenciais para quem quer conquistar mais espaço em um marketplace e que facilitam seu posicionamento na jornada de compras do cliente. Alinhar as estratégias de sua marca com essas bases é essencial para ter os melhores resultados e superar seus concorrentes. Entenda como utilizar e otimizar cada um deles:
Lojas virtuais, dentro e fora de marketplaces, dependem de uma boa apresentação para conquistar clientes. Assim como acontece com lojas físicas, a forma como os produtos estão dispostos na loja e a facilidade em encontrar as informações que precisa é essencial.
Com informações claras sobre produtos, preços e prazos de entrega, o cliente se sente mais confiante em realizar compras com você. Fotos e vídeos que permitam ao cliente ver o produto de maneira clara também são essenciais. Tente dar a ele a sensação de estar vendo o que pretende comprar pessoalmente.
Informações sobre a própria loja são, também, essenciais. Ofereça fácil acesso a suas redes sociais, divulgue missão, visão e valores e assuma responsabilidades sobre suas transações. Quanto melhores as descrições sobre como você faz negócios, como são os produtos, seus materiais e tamanhos, mais confiança em você o cliente terá, o que é essencial para uma loja virtual.
O ambiente digital gera diversas inseguranças para o cliente e cabe à sua marca ajudá-lo a se sentir seguro. O primeiro passo é a já comentada apresentação, quanto mais informações você fornecer, mais confiável você se mostra.
Ainda que a forma de pagamento, muitas vezes, seja de responsabilidade do próprio marketplace, você pode contribuir ainda mais com seu cliente. Ofereça a ele garantias de recebimento do produto, explique as possibilidades de troca e sempre considere a possibilidade de danos no transporte. O que todo cliente deseja é saber que pode comprar de uma loja virtual sem medo de não receber o produto.
O marketplace é o local onde sua loja virtual estará mais próxima dos concorrentes. Com isso, é essencial buscar forma de superar seus competidores por meio de estratégias efetivas. Alcançar o Buy Box é uma das melhores maneiras de conquistar destaque, no entanto, ela depende de preços competitivos.
Pesquisar os valores cobrados por seus concorrentes e ter uma boa noção de qual sua margem de precificação é essencial. Dessa maneira, você consegue saber até onde pode baixar seus preços sem colocar em risco seu negócio. Atualmente, existem diversos softwares que conseguem simular preços e te ajudar a acompanhar os valores que seus concorrentes tem praticado.
No entanto, preço baixo nem sempre é um diferencial. Cuidado para não desmerecer seu produto e não fazer com que seu cliente perca a confiança na qualidade. Buscar por estratégias que agreguem valor subjetivo pode, muitas vezes, ser uma postura mais efetiva.
Uma forma de agregar valor é estabelecer estratégias de fidelização de clientes. Oferecer descontos progressivos e vantagens em compras recorrentes em sua loja pode ser uma grande vantagem. Outra possibilidade é o frete grátis.
Qualquer loja virtual, da mesma maneira como na loja física, depende de um bom sistema de atendimento ao cliente. Canais de atendimento são essenciais para estabelecer relacionamentos capazes de fidelizar o consumidor. Dentro dos marketplaces esses canais se tornam ainda mais importantes.
Isso porque o marketplace é uma plataforma que não pertence à sua marca, o que causa inseguranças no consumidor. Oferecer um espaço onde ele possa sanar suas dúvidas de maneira eficiente é, assim, essencial para melhores resultados.
Habilite o chat na plataforma, ofereça acesso fácil a suas redes sociais, coloque o endereço de sua loja fixa, um e-mail e um telefone de contato. A opção mais procurada hoje em dia é o WhatsApp. O importante é ter um canal aberto para dúvidas, reclamações e sugestões, do pré ao pós compra.
Não é possível ter sucesso em um marketplace se você fica esperando que seus clientes te encontrem por conta própria. Torne seu negócio atrativo para que ele se destaque nesse ambiente com tantos concorrentes. Ainda que as próprias plataformas ofereçam algumas estratégias internas de marketing, busque por ferramentas complementares. Criar campanhas que levem seu cliente de outros canais até o marketplace pode ser um grande diferencial na conversão de vendas.
Investir em marketing digital para redes sociais é uma das possibilidades, sendo um local onde é possível filtrar seu público por interesse em mercadorias específicas. Mais do que oferecer produtos, crie engajamento com conteúdos interessantes e relevantes para seu público-alvo.
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