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Marketing Digital em 06 de abril de 2018
O Youtube é sem dúvidas a melhor plataforma para hospedar vídeos e um grande facilitador de compartilhamento do conteúdo. Atualmente, essa é a segunda rede social mais acessada no Brasil e deve continuar em ascensão. Isso porque o acesso à internet cresce cada vez mais. Então, se você é empreendedor saiba que, criar um canal no Youtube é essencial para potencializar seus objetivos de marketing digital.
Para entender melhor como um canal no Youtube ajuda na divulgação da sua marca, melhora o relacionamento com o cliente, informa, entretém e traz uma série de oportunidades de negócios, vamos colocar aqui alguns pontos para você analisar e refletir sobre o assunto.
1) Ter um canal no Youtube mostra uma empresa organizada e atualizada: O Youtube reúne tutoriais dos mais diversos assuntos, clipes musicais, trechos de filmes, entre outros tipos de vídeos. Com tamanha variedade, não é de se surpreender que essa plataforma seja tão popular. Por isso, o canal é um grande aliado para estabelecer uma interação com os clientes.
2) Um anúncio bem feito no Youtube é uma excelente forma de divulgação: Em momentos de lazer, as pessoas estão mais abertas à mensagem veiculada. Hoje, os vídeos estão tomando conta das redes sociais, tal comportamento também pode ser visto através dos tão famosos Stories nas plataformas. Isso deixa cada vez mais claro que tudo o que for mais visual, é sempre mais atrativo.
3) O Youtube permite que a marca conheça seus clientes: Por meio do botão "Insight", presente em todos os vídeos, o administrador tem acesso a dados demográficos sobre quem visualiza a publicação. A partir de tais informações, fica mais fácil adaptar o marketing digital da empresa e torná-lo mais eficiente para os consumidores em potencial. Portanto, faça uso desta ferramenta gratuita que o site disponibiliza.
4) Através dos comentários você tem o feedback do público no Youtube: Apesar da internet ser um ambiente em que os comentários maldosos se proliferam, as críticas construtivas ajudam a entender as demandas de quem adquire ou pretende adquirir um item. O canal no Youtube é um espaço de atendimento ao consumidor que expõe em que aspectos a companhia acertou e errou.
5) O canal do Youtube pode e deve ser integrado às outras mídias: Colocar os vídeos na redes sociais tornam as publicações bem mais interessantes. Isso porque texto e audiovisual se complementam na intenção de passar uma ideia a respeito do produto ou serviço ofertado. É válido colocar na descrição dos vídeos os links do site da empresa e dos perfis em outras plataformas.
6) Técnicas de audiovisual concedem novas possibilidades de marketing: Os diferentes recursos de comunicação são parte de uma mesma estratégia digital. Se a linguagem e o formato forem coesos, a divulgação será eficaz. É importante explorar as particularidades que cada meio oferece, porém sem perder a visão do todo. No caso dos vídeos, a vantagem está no uso da imagem e do som.
7) O conteúdo exclusivo para Youtube é valorizado: Quem procura o canal de uma companhia no Youtube quer saber mais sobre as mercadorias comercializadas. Produzir material apenas para essa plataforma atrai um público que já está predisposto a consumir e que irá se interessar também por temas relacionados.
8) Não é preciso pagar para publicar um vídeo no youtube: O investimento está em produzir o vídeo e arcar com a infraestrutura necessária, que deve se adequar ao rendimento da empresa. Entretanto, não é precisa pagar por uma inserção, como acontece em outros meios tipo televisão e rádio.
9) Mais tempo para elaborar os tópicos: No Youtube, a marca consegue apresentar os produtos com criatividade e sem as restrições de tempo que os comerciais costumam impor. Por consequência, uma ação de marketing nesse site tem grande capacidade de impactar os espectadores.
10) Uma boa oportunidade de fortalecer a identidade da marca: O canal no Youtube dá liberdade para que a organização trate de muitos assuntos relevantes e não somente dos artigos à vendas. Dessa forma, as pessoas tem uma melhor noção dos valores da empresa.
Agora que você já viu os motivos , vamos ao próximo passo: criar o canal. Não é difícil, só seguir os seguintes passos:
É claro que não é apenas criar um canal e tudo se encaminhará sozinho, mas separamos 5 dicas básicas que podem ajudar nesse processo:
1) Antes de tudo, faça um bom planejamento: Agir por impulso não é o ideal em nenhuma decisão empresarial, e isso inclui os setores de marketing e redes sociais. O planejamento é fundamental para o sucesso, e algumas questões principais devem ser levantadas, entre elas: qual a identidade da empresa e como ela será transmitida; qual é o público-alvo; quais as possibilidades e os limites de produção de conteúdo; e qual será o cronograma. Cada um desses pontos devem ser levantados e debatidos em equipe, para que ele não fique estagnado meses depois de sua criação.
2) Capriche no título: Não é nenhum segredo que nomes e títulos são extremamente importantes para o sucesso de qualquer conteúdo na internet. Isso é ainda mais verdadeiro no Youtube, já que você só tem essa chance de capturar a atenção dos internautas e convencê-los de que o seu conteúdo é relevante para ele. Isso começa no título do canal. Não adianta ser óbvio e apenas nomeá-lo com o nome de sua empresa ou marca, quando você pode ser mais criativo e causar um maior impacto com adjetivos adicionais, por exemplo. O mesmo vale para títulos de vídeos, que precisam se destacar de forma criativa entre tantos outros.
3) Não se esqueça do áudio: Não é só de imagem que vive o Youtube! Um dos erros mais prejudiciais para o crescimento de canais, facilmente encontrado entre iniciantes, é o descaso com o áudio. É claro que é importante investir na qualidade de vídeo, mas não se pode esquecer de que as pessoas precisam ouvir o seu conteúdo tanto quanto vê-lo, e se elas estiverem encontrando dificuldades nisso, elas não hesitarão em procurar outro conteúdo. Portanto, na hora de conseguir equipamentos para a manutenção de seu canal, tenha certeza também de que você poderá produzir sempre com uma boa qualidade de áudio.
4) Faça uma rotina de postagens: Lembra o que falamos do cronograma na hora do planejamento? É aqui que ele entra. Ao descobrir como se faz um canal no YouTube, você descobre também que muito dessa resposta tem a ver com hábitos. Os consumidores acompanham canais como um tipo de hábito, ou mesmo hobby, e esperam ter algo para ver quando se inscrevem. Para satisfazê-los, bem como para incorporar o canal às atribuições da empresa, é recomendável que se crie uma rotina de postagens. Isso inspira credibilidade, aumenta as chances de sucesso do canal e ainda cria uma relação muito mais próxima com os seguidores.
5) Fique atualizado nos comentários dos visitantes: Por falar em relações com os seguidores, aqui está um ponto muito importante e muitas vezes negligenciado. Quando as pessoas decidem tirar um pouco de seu tempo para comentar seus vídeos, você deve ficar agradecido! Além do reconhecimento, muitas vezes esses comentários pode trazer informações úteis para as próximas produções. Quando comentários forem recebidos, sempre que possível, garanta que eles sejam respondidos. É uma forma de demonstrar interesse pela atividade de seus seguidores e estimulá-lo a continuar a fazer isso. Com o tempo, o espaço dos comentários pode até mesmo migrar para diversos tópicos diferentes, o que significa que seu conteúdo é instigante.
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