Canibalização de palavras-chave e seus prejuízos

Marketing Digital em 26 de dezembro de 2018

Canibalização de palavras-chave e seus prejuízos

Investir em estratégias de SEO é uma das melhores maneiras de alcançar resultados no Google e em outros buscadores. No entanto, depende de planejamento, atenção e objetivos, principalmente quando falamos em blogs.

 

Por serem plataformas de conteúdos associados a um tema e que dependem de uma constância nas postagens, muitas vezes as postagens entram em conflito. Conteúdos com mesmo tema e complementares uns aos outros costumam adotar as mesmas palavras-chave. Isso pode causar o que chamamos de canibalização de palavra-chave, prática muito prejudicial para alcançar resultados com o marketing digital.

 

Entenda o que é a canibalização de palavra-chave e como ela pode prejudicar seus resultados.

 

Canibalização de palavras-chave: o que é?

 

Canibalização de palavras-chave é o nome dado a quando duas páginas de um mesmo site utilizam as mesmas palavras-chave para ranquear. Isso significa que as duas dividem cliques e autoridade, competindo entre si pelo posicionamento no Google. Esse processo pode ser muito prejudicial para os resultados do site.

 

O algoritmo do Google para resultados de busca precisa ser entendido para saber o problema real da canibalização de palavras-chave. O algoritmo é um robô que está constantemente olhando as palavras-chave que o usuário joga na busca e vasculhando toda a internet para encontrar resultados para ela.

 

Canibalização de palavras-chave e seus prejuízos

 

Quando há mais de um resultado para a palavra-chave, esse robô faz uma análise de qual o conteúdo mais relevante, a página mais bem configurada e outros elementos. Assim, oferece primeiro o resultado que acredita ser mais relevante e que melhor resolvam o problema de quem realiza aquela busca.

 

A partir do momento que você possui duas páginas com as mesmas palavras-chave elas começam a concorrer por resultados.

 

A canibalização de palavras-chave é mesmo um problema para conversão?

 

Especialistas em SEO colocam a canibalização como um elemento muito negativo para o posicionamento nos resultados do Google e de outros buscadores. Duas páginas concorrentes em palavras-chave, na maioria das vezes, possuem conteúdos parecidos, quase idênticos.

 

Nesses casos, a tendência do algoritmo do Google é dar maior relevância para a mais antiga, considerando a mais recente como um plágio do texto. Essa proximidade dos conteúdos pode confundir o Google. Assim, uma delas acabará perdendo reconhecimento e, com isso, seu site será prejudicado.

 

Essa forma de análise é aplicada para não só evitar plágios, mas para ajudar o usuário a encontrar resultados variados.

 

É importante lembrar que conteúdos considerados duplicados fazem com que o site sofra penalizações. Assim, concorrer consigo mesmo só resulta em resultados negativos no Google, fazendo com que o site como um toda perca pontos e posições nos resultados de busca.

 

Certo, mas eu realmente devo me preocupar com isso?

 

Um SEO bem desenvolvido deve sempre levar em consideração todos os elementos de uma página. Quando consideramos o peso que palavras-chave têm nos resultados de busca do Google, não se preocupar com a canibalização pode ser um erro.

 

Ter páginas que disputam entre si reduzem as taxas de conversão, impactam o número de impressões e podem deixar o custo das palavras-chave mais alto. Além disso, ainda prejudica todo o processo de link building, uma vez que dividir palavras-chave significa dividir, também, os links de entrada presentes nas páginas.

 

Apesar de parecerem apenas detalhes, quando analisamos o conjunto de pequenos impactos causados pela canibalização de palavras-chave vemos que os prejuízos podem ser grandes para as estratégias de SEO.

Desenvolvido por Sunsetweb - 2024

FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade