Categorias do Blog
Marketing Digital em 26 de dezembro de 2018
Investir em estratégias de SEO é uma das melhores maneiras de alcançar resultados no Google e em outros buscadores. No entanto, depende de planejamento, atenção e objetivos, principalmente quando falamos em blogs.
Por serem plataformas de conteúdos associados a um tema e que dependem de uma constância nas postagens, muitas vezes as postagens entram em conflito. Conteúdos com mesmo tema e complementares uns aos outros costumam adotar as mesmas palavras-chave. Isso pode causar o que chamamos de canibalização de palavra-chave, prática muito prejudicial para alcançar resultados com o marketing digital.
Entenda o que é a canibalização de palavra-chave e como ela pode prejudicar seus resultados.
Canibalização de palavras-chave é o nome dado a quando duas páginas de um mesmo site utilizam as mesmas palavras-chave para ranquear. Isso significa que as duas dividem cliques e autoridade, competindo entre si pelo posicionamento no Google. Esse processo pode ser muito prejudicial para os resultados do site.
O algoritmo do Google para resultados de busca precisa ser entendido para saber o problema real da canibalização de palavras-chave. O algoritmo é um robô que está constantemente olhando as palavras-chave que o usuário joga na busca e vasculhando toda a internet para encontrar resultados para ela.
Quando há mais de um resultado para a palavra-chave, esse robô faz uma análise de qual o conteúdo mais relevante, a página mais bem configurada e outros elementos. Assim, oferece primeiro o resultado que acredita ser mais relevante e que melhor resolvam o problema de quem realiza aquela busca.
A partir do momento que você possui duas páginas com as mesmas palavras-chave elas começam a concorrer por resultados.
Especialistas em SEO colocam a canibalização como um elemento muito negativo para o posicionamento nos resultados do Google e de outros buscadores. Duas páginas concorrentes em palavras-chave, na maioria das vezes, possuem conteúdos parecidos, quase idênticos.
Nesses casos, a tendência do algoritmo do Google é dar maior relevância para a mais antiga, considerando a mais recente como um plágio do texto. Essa proximidade dos conteúdos pode confundir o Google. Assim, uma delas acabará perdendo reconhecimento e, com isso, seu site será prejudicado.
Essa forma de análise é aplicada para não só evitar plágios, mas para ajudar o usuário a encontrar resultados variados.
É importante lembrar que conteúdos considerados duplicados fazem com que o site sofra penalizações. Assim, concorrer consigo mesmo só resulta em resultados negativos no Google, fazendo com que o site como um toda perca pontos e posições nos resultados de busca.
Um SEO bem desenvolvido deve sempre levar em consideração todos os elementos de uma página. Quando consideramos o peso que palavras-chave têm nos resultados de busca do Google, não se preocupar com a canibalização pode ser um erro.
Ter páginas que disputam entre si reduzem as taxas de conversão, impactam o número de impressões e podem deixar o custo das palavras-chave mais alto. Além disso, ainda prejudica todo o processo de link building, uma vez que dividir palavras-chave significa dividir, também, os links de entrada presentes nas páginas.
Apesar de parecerem apenas detalhes, quando analisamos o conjunto de pequenos impactos causados pela canibalização de palavras-chave vemos que os prejuízos podem ser grandes para as estratégias de SEO.
Contatos
contato@sunsetweb.com.br
Rua das Palmeiras, 385 - Jardim Santa Catarina - São José do Rio Preto - SP
Seg - Sex: 08:30 as 17:00
FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS
Clique para chamar no WhatsApp
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade