Como fixar a sua marca na cabeça do cliente

Marketing Digital em 15 de junho de 2018

Como fixar a sua marca na cabeça do cliente

A conquista de um cliente nem sempre é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário, não será em todas as ocasiões que tudo o que fazemos por nossos clientes será devidamente apreciado ou reconhecido, nem sempre vamos conquistar o reconhecimento ou as reações positivas que desejamos.

 

Todos os empreendedores sonham em ver as suas marcas sendo referências em suas respectivas áreas de atuação, e isso não é uma tarefa fácil, depende de muito trabalho e dedicação, mas existem algumas dicas que podem ajudar a chegar lá.

 

Você pode tomar algumas medidas que podem ajudá-lo a conquistar mais clientes de uma forma eficaz. Para isso, você precisa criar uma estratégia de Posicionamento e isso significa ter a sua marca na mente do consumidor.

 

  • Identifique quem é o seu cliente: isso é fundamental para o seu negócio. Conheça com detalhes o perfil dos seus clientes, quais são as suas necessidades e interesses. Descubra por que ele compra o seu produto e não o produto do concorrente. Quanto mais se relacionar com seus clientes mais informações conseguirá.

 

  • Identifique o seu diferencial: destaca algo que só você tem ou oferece. Estes diferenciais que você apontar como vantagem para o seu cliente, deve ser focado ao transmitir a mensagem, ou seja, os benefícios dos seus produtos ou serviços serão o diferencial que poderá atender a uma necessidade específica do cliente.

 

  • Crie uma mensagem: Com este diferencial e esta categoria crie uma mensagem que demonstre o quanto você pode beneficiar seu cliente com este diferencial. Quanto mais criativa e clara a proposta mais fácil para memorizar a mensagem e consequentemente se posicionar.

 

  • Comunique esta mensagem: O principal ponto é atingir seu cliente na hora certa e com a mensagem certa. A comunicação de massa ajuda, mas a comunicação dirigida facilita muito este posicionamento. O “boca a boca” e as histórias contadas sobre um produto facilitam muito esta comunicação. No mundo digital esta comunicação dirigida não é feita “boca a boca” mas pode ser rapidamente propagada nas redes sociais.

 

 

 

 

Como fazer lembrar da marca com facilidade

 

 

Dicas simples, mas muito valiosas. Veja abaixo 4 passos para a sua marca ser lembrada com facilidade pelos seus clientes ou possíveis clientes.

 

 

1. Não saturar o cliente

 

 

Com um excesso de informações. Não fique mandando e-mails a todo momento, não fique divulgando ofertas ou promoções a todo instante, pois, se por um lado você não quer ser esquecido, também não pode saturá-lo com superexposição da sua marca. Isso o deixará exasperado, e provavelmente afastará o cliente de você. Portanto, é contraproducente. Para cada cliente, é necessário encontrar o chamado ponto de equilíbrio, que, evidentemente, não será o mesmo para todos eles. É bom você contatar alguns clientes uma vez por mês, outros uma vez a cada bimestre, e outros ainda, apenas uma vez por semestre. Isso mostrará a eles que você pensa neles com uma frequência salutar, mas não está, como um vendedor chato e insistente, tentando empurrar o seu produto a todo custo.

 

 

2. Compreender as necessidades reais de cada cliente

 

 

Este ponto é fundamental, e se relaciona intrinsecamente ao primeiro. Por entender as reais necessidades do seu cliente, você compreenderá com exatidão com que frequência deverá contatá-lo. Alguém que deseja uma assessoria ocasional evidentemente não precisará de você tanto quanto um cliente que queira fechar um contrato para fornecimento semanal, por exemplo. Se você atende a clientes com especificidades e necessidades muito diferentes, é bom ter um registro minucioso a respeito de cada um deles, de maneira a não esquecer detalhes que o obriguem a contatar o cliente com frequência para tirar dúvidas, perturbando-o desnecessariamente.

 

 

3. Até fidelizar o cliente, vá além do que seus concorrentes normalmente oferecem

 

 

Surpreenda seus clientes de alguma forma, antecipando soluções para os seus problemas e necessidades, mesmo que seus esforços à princípio não sejam reconhecidos. E mesmo depois de ter conquistado o cliente, não deixe de tentar surpreendê-lo. Não permita, sob qualquer circunstância, que a qualidade da sua atenção ou do seu serviço decline, pois mesmo quando um cliente parece ter sido impreterivelmente conquistado, ele pode trocá-lo por outro fornecedor, e fará isso sem avisá-lo, nem pedir sua permissão.

 

 

4. Não menos importante, vista a camiseta, por assim dizer, da causa do cliente

 

 

Trabalhe como se estivesse trabalhando para a empresa dele. Antecipe soluções, e ouça suas necessidades com muita atenção. Mas tenha cautela: nunca pareça demasiado presunçoso, que entende mais do ramo dele do que ele mesmo, nem tire conclusões equivocadas. Quando tratamos com um cliente, a regra básica permanece sempre a mesma: ouvir muito mais do que falar. Esta permanece sendo a regra de ouro quando estamos com clientes.

 

 

 

 

Evidentemente, mesmo que você faça tudo corretamente, não espere gratidão ou reconhecimento. Você não está trabalhando de graça, o seu cliente está pagando você.

 

Portanto, ele tem o direito de exigir um trabalho de qualidade, correspondente ao investimento realizado. Nestes tempos de crise e de brutal concorrência, é claro que temos que nos esforçar, ir muito além do esperado, para conquistar um cliente em definitivo. E nem todo o esforço do mundo será capaz de garantir a fidelidade do cliente.

 

Não obstante, o êxito virá com mais facilidade. Mas mantenha suas expectativas em um nível moderado, realista. Você não terá sucesso sempre, 100% das vezes. Mas se você se dedicar inteiramente, de corpo e alma – e ainda assim não obter os resultados desejados –, terá a consciência tranquila de que não foi por falta de consistência da sua parte.

 

A persistência em plantar possibilidades, com sensibilidade, fará você, eventualmente, colher resultados coesos e produtivos, mais adiante.

 

 

Fonte: Jornal do Empreendedor

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