Categorias do Blog
Marketing Digital em 10 de dezembro de 2018
O uso de e-mail marketing é uma das técnicas mais utilizadas no marketing digital para alcançar o público de maneira mais direta e personalizada. No entanto, para que essa ferramenta possa oferecer resultados verdadeiramente expressivos, é essencial considerar diferentes fatores. Identificar corretamente o perfil do seu público e selecionar disparadores eficientes.
A possibilidade de automatizar o disparo de e-mails marketing, criando campanhas completas pré-programadas, com diferentes conteúdos a serem entregues é real. Com os direcionamentos corretos, é possível criar programações e liberar a equipe de marketing digital para ações mais pontuais e análise de dados.
No entanto, aliar e-mail marketing e automação de disparo depende, primeiro, de um planejamento bem estruturado.
O primeiro passo de um bom planejamento, não só de disparo de e-mail marketing, mas para qualquer setor dos negócios, é identificar o problema a ser solucionado. No caso dos e-mails, isso significa entender as necessidades, interesses e expectativas de quem se cadastra no seu site.
É apenas por meio do planejamento bem desenvolvido que se evita erros de comunicação e ofertas. Para o e-mail marketing, os erros podem significar entrar para a lista de spam ou acabar perdendo o cadastro de seu cliente. Além disso, é com o planejamento que você consegue direcionar as campanhas para alcançar o mínimo possível de pessoas que não tem interesse em seus produtos.
Realizar um planejamento eficiente deve respeitar 4 pontos centrais: conhecer o cliente, consultar a equipe de vendas, conversar com o atendimento e suporte e respeitar o formato de e-mail.
Se você está desenvolvendo um e-mail marketing para alcançar um público específico, não há dúvidas de que o primeiro passo é entender o que ele procura. Entrar em contato com seus melhores clientes em busca de informações pode oferecer diversos insights.
Busque por informações pessoais e sobre seus canais. Descubra a idade, profissão, tipos de produtos, marcas e segmentos de maior interesse e hobbys de seus cliente. É essencial conhecer o comportamento e preferência, principalmente, no ambiente virtual: que tipo de aplicativos usa, formatos que gosta mais (vídeo, texto, foto?), e canais que visita com frequência.
Depois de entender melhor quem é seu cliente, procure entender o caminho percorrido e quais informações foram recebidas de maneira atrativa. Algumas perguntas que podem ser feitas para conhecer melhor a jornada de compras são:
Leve as respostas dos clientes até sua equipe de vendas para verificar se as informações obtidas tem relação com a realidade. É interessante, inclusive, mostrar o roteiro de perguntas antes de ser levado para o cliente. A equipe de vendas pode ter boas sugestões sobre perguntas essenciais e desnecessárias.
Além disso, existem informações que apenas seu time de vendas pode oferecer, principalmente para esclarecer como é a conversa com potenciais clientes, como:
O atendimento e suporte são os departamentos que mais tem contato com os clientes. São eles que ouvem sugestões e reclamações e ajudam clientes a solucionar problemas com produtos. Assim, são os mais indicados para te dizer o que seus clientes têm questionado, quais problemas eles têm enfrentado e quais os elementos mais problemáticos e vantajosos de seu negócio.
Levante questionamentos para essas equipes como:
Com os dados coletados nas 3 etapas anteriores em mãos, separe 3 ou 4 problemas que seu produto soluciona. Veja qual o perfil de cliente para cada um desses problemas, separando-os de acordo com:
Essas categorias serão a base para que a automação possa determinar para quais usuários entregar ou não um e-mail marketing.
Contatos
contato@sunsetweb.com.br
Rua das Palmeiras, 385 - Jardim Santa Catarina - São José do Rio Preto - SP
Seg - Sex: 08:30 as 17:00
FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS
Clique para chamar no WhatsApp
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade