Gestão das redes sociais: crescimento de negócios no mundo digital

Marketing Digital em 11 de fevereiro de 2019

Gestão das redes sociais: crescimento de negócios no mundo digital

A presença de marcas nas redes sociais já não é um diferencial. Ter uma presença forte nessas plataformas é essencial para o relacionamento com clientes, apresentação de conteúdos da marca e estabelecimento de mercado.

 

Redes sociais como forma de criar comunicação e relacionamento, no entanto, pode não ser tão simples quanto parece. É preciso entender como essas redes funcionam e como seu público está presente nelas, estabelecendo estratégias eficientes.

 

Acompanhe esse post para entender um pouco melhor os detalhes que devem ser considerados no momento de utilizar as redes sociais para favorecer seu negócio.

 

Gestão de redes sociais: o que é?

 

O gerenciamento de redes sociais auxilia no desenvolvimento, prática e análise de resultados de estratégias para que as publicações possam alcançar as metas estabelecidas para auxiliar os negócios.

 

Ter uma pessoa que acompanhe constantemente as ações em redes sociais é o primeiro passo. O social media será capaz de analisar quais estratégias tem dando resultado e interagir com os clientes, garantindo um alinhamento constante.

 

Estabelecer uma gestão eficiente começa com a escolha das redes onde sua marca estará presente. Assim, o social media vai saber que tipo de interações e respostas esperar. Existem redes sociais mais abrangentes, como o Facebook, enquanto outras são mais focadas em um perfil específicos, como é o caso do LinkedIn.

 

Apenas conhecendo objetivos e perfil de público é possível definir as redes sociais a serem usadas. Com essas informações, até a persona, ou seja, a linguagem e tipo de conteúdo usados, podem ser otimizados. Tudo isso são elementos a serem analisados pela gestão de redes sociais para alcançar resultados.

 

Montando a estratégia nas redes sociais

 

O desenvolvimento de uma estratégia eficiente depende de definir objetivos claros. É o objetivo quem vai guiar todas as ações e fazer o investimento nas redes sociais valer a pena. Eles podem ser:

 

  • Divulgar o negócio;
  • Estabelecer relacionamentos com clientes;
  • Educar o público por meio de conteúdos;
  • Vender.

 

Ainda que esses objetivos possam ser trabalhados em conjunto, uma boa gestão de redes sociais depende de escolher um principal para guiar as estratégias. A estratégia não se manterá constante o tempo todo, então nada será deixado de fora, a definição do objetivo é apenas uma forma de definir prioridades.

 

Selecionando e publicando conteúdos

 

Uma vez definido o objetivo principal é necessário pensar em formas de apresentar sua marca capazes de explicar quem você é e atrair interação. Além de focar no que sua marca está oferecendo (produtos e serviços) é essencial oferecer conteúdos que façam com que os clientes se aproximem do negócio em si. Você pode usar:

 

  • Vídeos institucionais;
  • Posts especiais de datas comemorativas ou importantes para a empresa;
  • Fotos, vídeos e GIFs divertidos e que criem interação com os seguidores;
  • Divulgar eventos organizados pela empresa ou que ela vai participar.

 

Gestão das redes sociais: crescimento de negócios no mundo digital

 

Mais do que oferecer conteúdos interessantes e relevantes, é importante manter um calendário de publicações e estar constantemente oferecendo conteúdos. A medida que a estratégia se tornar mais clara, mais fácil será ter conteúdos para publicar.

 

Além de ter um volume interessante de conteúdos, é importante definir os melhores horários para postagens. Cada perfil de público acaba tendo um horário de maior frequência para postagens.

 

Identificar esse horário depende de análise de dados dos relatórios oferecidos pelas redes sociais, observando horários de maior tráfego na sua página. Essa estratégia pode ser combinada com publicações teste, fazendo postagens em variados horários e vendo quais dos posts oferecem melhores resultados.

 

Para tornar o processo mais fácil e eficiente é possível usar ferramentas e programa para agendar publicações. Vale lembrar que para o LinkedIn, essas ferramentas acabam tendo um alcance menor do que os feitos manualmente na rede.

 

Não basta postar, é preciso interagir

 

Comentários, mensagens privadas, avaliações e curtidas, entre diversos outros elementos, são essenciais para alcançar resultados em redes sociais. Nem sempre esses comentários são positivos, mas nada deve ser ignorado.

 

Responder e curtir comentários e aceitar críticas negativas é essencial para uma interação de sucesso. Busque encarar essas interações como uma forma de entender seus pontos positivos e negativos e descobrir como seu público-alvo vê seu negócio.

 

Muitas vezes uma avaliação ruim pode se transformar numa oportunidade, basta que você interaja de maneira apropriada com quem a postou e solucione o problema de maneira educada e adequada.

 

Não perca tempo se justificando. Assuma o erro e ofereça uma solução, resolva o problema e aceite o aprendizado, evitando repetir o mesmo erro. Tenha empatia. Claro, não assuma responsabilidade por qualquer coisa. Afinal, o cliente é importante, mas pode te culpar por coisas que não são de responsabilidade da sua marca.

 

Monitore os resultados das redes sociais

 

Adotar posturas corretas, oferecer conteúdo relevante, ter objetivos claros e estabelecer uma estratégia é essencial, mas você nunca vai saber se está tendo o retorno desejado sem analisar os resultados.

 

Existem diversas métricas a serem analisada e cada uma delas mostra melhor os resultados para cada objetivo. Escolha as métricas mais apropriadas para a estratégia estabelecida e veja os dados que ela oferece. Com isso você sabe o que tem dado resultado, o que não tem funcionado e em que áreas você pode investir mais para melhorar os resultados.

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