Marketing Digital: como aumentar a eficiência com a Inteligência Artificial

Marketing Digital em 26 de setembro de 2018

Marketing Digital: como aumentar a eficiência com a Inteligência Artificial

Marketing Digital é, atualmente, uma das formas mais eficientes de utilizar as plataformas corretas e o momento certo de atingir seu público. Mesmo com toda a eficiência oferecida, no entanto, não há nada que seja tão bom que não possa ser melhorado.

 

Com o desenvolvimento tecnológico e um foco cada vez maior no ambiente digital, novas formas de beneficiar o marketing digital surgem, entre elas os recursos e ferramentas da Inteligência Artificial, ou IA.

 

Ainda que muitos pensem nessa tecnologia como um grande mistério saído de histórias de ficção científica, muitas coisas antes nem imaginadas tem sido possibilitadas pela Inteligência Artificial, algumas delas muito interessantes para os negócios e para o marketing digital.

 

5 recursos da Inteligência Artificial para beneficiar o Marketing Digital


1. Desenvolvimento de estratégias baseadas em coleta de dados

A coleta de dados é a vantagem da IA  que mais auxilia a evitar erros em marketing digital. Com o Big Data, é possível filtrar as informações mais relevantes e importantes sobre os consumidores, garantindo um direcionamento mais assertivo para as campanhas e melhorando seus resultados.

 

Assim, o direcionamento estratégico consegue se focar mais em elementos capazes de impactar os leads, baseando as decisões em seu perfil.


2. Uso de chatbots para facilitar o relacionamento com clientes

Chatbots tem se tornado muito populares no desenvolvimento de estratégias de marketing digital. Eles são um sistema de Inteligência Artificial utilizado em conversas automáticas de chats e para respostas em posts nas redes sociais. Ter um chat profissional no seu site é essencial.

 

Ainda que esta seja uma ferramenta já conhecida, com a evolução da IA os softwares se tornaram mais eficientes, criando uma comunicação automatizada com diferentes níveis de desenvolvimento.

 

Atualmente, é possível utilizar chatbots capazes de aprender e armazenar informações com as conversas, criando novos padrões de atendimento e personalizando as possíveis respostas. Assim, você conquista economia de tempo e agilidade de contato sem colocar o cliente em uma situação em que as respostas que ele recebe não possam auxiliar na solução do problema.


3. Análise de resultados e solução para problemas

As ferramentas de análise de resultado tem se desenvolvido muito com a Inteligência Artificial, oferecendo uma visão de mercado mais completa e objetiva, capaz de melhorar as respostas dos negócios para os investimentos e decisões futuras.

 

Com esses avanços, a solução de problema se torna mais eficiente e garante maiores acertos. Isso porque os dados analisados e disponibilizados permitem uma visão mais clara do problema e de quais são suas atuais e futuras implicações.

Marketing Digital e Inteligência Artificial

Assim, a tomada de decisões passa a ser baseada numa ideia clara de qual ponto deve ser otimizado para alcançar melhores resultados e corrigir erros e não em tentativas às cegas e soluções precipitadas.


4. Otimiza ações de SEO

A otimização de SEO é outra das inovações que os recursos da Inteligência Artificial oferece. As ferramentas oferecidas para análises de bancos de dados, perfil de público e Big Data, entre tantas outras, garantem que a pesquisa de palavras-chaves seja mais eficiente.

 

Dessa forma, é possível melhorar o direcionamento de campanhas de inbound marketing, anúncios no Facebook Ads e campanhas no Google Adwords.


5. Análise preditiva

Análise preditiva é um dos mais recentes recursos da IA a ser aplicado ao marketing digital. Essa ferramenta permite identificar padrões de comportamento do público interno e externo, antecipando possíveis acontecimentos.

 

De maneira geral, a análise preditiva permite antecipar crises econômicas, picos de crescimento, redução de tráfego, queda no consumo de um produto específico e diversas outras situações.

 

Utilizando tecnologias de Machine Learning e Big Data, aliadas aos recursos da Inteligência Artificial, passa a ser possível planejar campanhas e vendas de maneira mais objetiva, estando sempre preparado para lidar com baixas na demanda e organizar melhor orçamentos e ações.


Relevância dos recursos de Inteligência Artificial para o marketing digital

Estratégias de marketing digital aplicadas com o suporte da IA são essenciais para garantir resultados mais eficientes e melhor retorno sobre investimentos.

 

A relevância desses recursos está focada, principalmente, na análise do comportamento consumidor e no relacionamento dele com a empresa, oferecendo formas de corrigir e otimizar a segmentação de público, nutrição de leads e, até mesmo, a forma de conversar diretamente com o cliente.

 

Com os filtros e análises oferecidos, é possível determinar o gosto do público e trabalhar as estratégias de maneira mais efetiva.

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