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Marketing Digital em 15 de junho de 2018
Uma grande tendência para a publicidade relacionada à Copa do Mundo de 2018 centra-se nas redes sociais. O primeiro motivo é óbvio, há restrições nas transmissões pela televisão e há muito dinheiro envolvido na divulgação em outras mídias. O segundo motivo é gritante e demonstra um novo hábito de costume: cada vez mais o público assiste à televisão com o smartphone na mão.
Muitas marcas vão agregar uma ideia relacionada à Copa do Mundo nas suas páginas de Facebook e nos feeds de Instagram. Serão vários anúncios e fotos de incentivo à seleção, vão tentar criar virais, publicar posts que expressem sentimentos para ganhar likes, e talvez até estejam à espera de algum resultado inusitado para postar uma piada.
As grandes empresas, como a Adidas, Nike, Coca-Cola, o McDonalds e entre outras, já têm preparadas as suas publicidades, histórias comoventes e uma parafernália de brindes com o logotipo oficial do Mundial de Futebol.
Mas aí, você pergunta: O que resta para as outras marcas que não são patrocinadoras do evento?
A resposta é simples: trata-se de usar a criatividade e tentar ganhar algum espaço com humor e sensibilidade para emoção. Veja algumas dicas para os estabelecimentos comercias:
E por aí, segue a lista. É totalmente possível, para os mais variados ramos de negócios, pegar carona nesse evento do momento, pois é um dos eventos esportivos com maior audiência do mundo, e o capitalismo não perdoa.
Mas lembre-se, existem alguns regras de marketing para a Copa do Mundo. Se você presta um serviço ou tem produtos que podem se beneficiar de eventos esportivos, é importante lembrar que os organizadores desses eventos estabelecem uma série de regras para que eles sejam citados por aí.
Nomes como “Copa do Mundo”, “Copa do Mundo 2018”, “Rússia 2018” e “Fifa” são marcas registradas, o que significa que, para utilizá-las dentro de determinados contextos (principalmente de vendas) é preciso ser um patrocinador. Caso contrário a propaganda pode ser considerada uma infração e multas podem sem aplicadas.
Para que sua empresa não corra riscos de escorregar na comunicação enquanto esperamos a próxima Copa, fizemos aqui um resumo das regras da Fifa para a utilização de seus nomes e/ou produtos em situação empresarial. Na dúvida, melhor pecar pela omissão do que pelo excesso.
Considerada ativo intelectual da Fifa, a Copa do Mundo e todas as suas marcas, incluindo Copa do Mundo, Rússia 2018 e outras, são de uso exclusivo de quem as registrou e de seus patrocinadores. Por isso, se sua empresa não tem os direitos de uso dessas imagens, melhor não arriscar colocá-las na página do Facebook, seja em post orgânico ou patrocinado. Também não é prudente imprimir as imagens para colocar nos pôsteres de divulgação do bar que você administra.
São algumas das palavras de uso exclusivo da Fifa ou seus patrocinadores:
Nota que a palavra “Copa”, sozinha, pode ser usada em informes publicitários – mas, se houver o ano 2018 na sequência, já está utilizando uma marca registrada. É preciso ter atenção aos detalhes para não escorrer.
E, nas imagens, são de uso exclusivo da Fifa ou seus patrocinadores todos os designs oficiais, registrados ou não, com direitos autorais de obras artísticas, tais como:
Todas as palavras e designs da Fifa podem ser utilizados livremente para fins editoriais de materiais jornalísticos, mas não podem e não devem ser inseridos em nenhum contexto publicitário de não-patrocinadores. Essa infração pode levar a empresa a ser acionada pela Fifa na justiça, e a gente sabe qual é o lado forte dessa corda.
Se você tem um perfil bombando no Instagram e quer sortear um iPhone para comemorar a Copa do Mundo, saiba que isso está proibido. Isso mesmo: quem não for patrocinador da Fifa não pode realizar ações promocionais vinculadas ao campeonato da Rússia. Isso porque a organização entende que sua empresa pode se beneficiar da visibilidade de um evento como esses para atrair atenção para si própria, no que eles chamam de “marketing de emboscada”.
Em linhas gerais, é como se eles fizessem todo o trabalho de montar um mega evento para que você, simplesmente, pegue o nome e atraia gente para dentro da sua loja. Isso, é claro, não impede que você faça promoção de três cervejas pelo preço de duas, em dias de jogo do Brasil, no seu bar, lanchonete ou restaurante.
Apenas os patrocinadores podem comercializar camisas comemorativas da Copa do Mundo, pelúcias, chaveiros, chinelos ou ingressos. Se a sua empresa não estiver patrocinando, não faça por conta própria a réplica desses produtos, pois é considerada falsificação e pode te dar a maior dor de cabeça.
Quer fazer artesanato comemorativo? Faça isso com signos que não infrinjam as regras da Fifa, como usar uma bola de futebol, a silhueta de um jogador “anônimo” (identificar a camisa do Neymar pode causar problemas com a marca do jogador), enfim, solte a criatividade sem usar as imagens oficiais da Copa ou suas marcas registradas.
A Seleção Brasileira e todas as suas marcas registradas não pertencem à Fifa, e sim à CBF. Portanto, se quiser falar de seleção durante a Copa, a bênção tem que ser pedida em outra instância.
Em linhas gerais, as regras são as mesmas. A palavra “seleção”, por exemplo, pode ser utilizada em publicidade, enquanto “seleção brasileira” pode complicar. Usar o emblema do Brasil, da CBF e de patrocinadores, como a Nike, dispensa comentários: tá tudo proibido, seja em peças virtuais, folders ou na réplica de camisas e outros produtos comemorativos.
Se você não for patrocinador da seleção, use as regras da Fifa como guia para a sua publicidade durante a Copa.
Essa foi a forma mais resumida que encontramos de mostrar que o melhor a se fazer para tirar proveito de um evento esportivo sem parar na justiça é usar a criatividade para linkar seu produto ou serviço à ocorrência do fato.
A Copa do Mundo, com certeza, é um evento que mexe com emoções, e trará muitas possibilidades de assuntos para que as marcas estejam on-line durante as próximas semanas. Por isso, abuse da criatividade, você tem vários recursos à sua disposição para crescer o seu negócio nessa época. Um desses recursos e o mais utilizado no momento é o Stories. Fique preparado para postar em tempo real tudo o que possa contribuir que o seu estabelecimento/empresa vibre junto com seus clientes.
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