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Marketing Digital em 21 de janeiro de 2019
Benchmarking é uma técnica do marketing que pode ser de grande ajuda para empresas que querem aumentar seu crescimento. Seja no offline ou no online, para estruturar as bases da comunicação ou para desenvolver uma campanha de remarketing eficiente, é um processo que otimiza a comunicação e as vendas buscando oportunidades e riscos na análise dos concorrentes.
Acompanhe o texto para saber um pouco mais sobre o benchmarking e como buscar novas oportunidades para seu empreendimento.
Pela introdução do texto já é possível entender mais ou menos o que é o Benchmarking. Ele é um processo de estudo e avaliação dos concorrentes de sua empresa, principalmente os diretos. Seu principal objetivo é identificar as melhores práticas adotadas por esses negócios e identificar de que maneira sua empresa pode criar oportunidades com eles.
O oposto também é válido, ainda que menos praticado. Você pode utilizar o benchmarking como forma de identificar os principais erros dos seus concorrentes e avaliar se você também os comete nos negócios.
Assim, o benchmarking é uma forma de melhorar o desempenho dos seus negócios com base na análise da concorrência. É ideal para quem deseja conhecer melhor o próprio posicionamento de mercado e descobrir se tem alcançado os melhores resultados possíveis.
Pratica praticada desde sempre no setor industrial, foi inserida nas empresas pela Xerox, que definiu o benchmarking como “o processo contínuo de mensurar e compararmos os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes ou com as empresas reconhecidas como líderes da indústria”.
Pela forma como se estrutura, o benchmarking é chamado, também, de engenharia-reversa, pegando o resultado e partindo dele para entender o processo que o originou.
Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que um negócio pode conquistar com as práticas de benchmarking. É sempre importante lembrar que conhecimento nunca é demais e que quanto mais conhecimento sobre seu negócio e o mercado você tiver, mais fácil é identificar e aproveitar oportunidades evitando riscos.
Benchmarking parece muito lucrativo e garantido, mas é preciso ter muita atenção ao aplicar suas práticas. Comparar seu negócio com outros que tem alcançado mais sucesso é sempre bom para identificar falhas e oportunidades, como já comentamos. No entanto, nem todas as boas ideias de negócios são uma oportunidade a ser aproveitada.
Ao adotar as práticas de benchmarking é importante lembrar que o negócio do outro não é o seu. Nem tudo o que ele faz é aplicável no seu negócio, afinal, existem diversas variantes entre uma empresa e outra. O contexto em que o negócio está inserido, o tipo de clientes que atende, a localização (se física ou online, bairro e cidade), entre muitos outros fatores, devem ser considerados.
E mesmo que seu concorrente seja direto, esteja no mesmo ambiente e contexto, atendendo o mesmo público, simplesmente copiar as ações dele não será uma vantagem competitiva. Resultados nulos podem acontecer quando você está apenas se igualando. O benchmarking deve sempre ser usado como uma forma de dar um passo a mais ou os resultados não serão os esperados.
Outro elemento importante é: mantenha sempre sua identidade como marca. Não se perca nas cópias. Adapte as oportunidades ao que já descreve o seu modelo de negócio, busque crescer e não ser o outro. Apenas assim é possível se destacar cada vez mais.
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