O que é Marketing Digital?

Marketing Digital em 10 de outubro de 2017

O que é Marketing Digital?

Cenário do marketing digital atual

 

De uns anos para cá, as pessoas têm estado cada vez mais conectadas. Com a evolução da internet e dos meios de comunicação, as pessoas passaram a estar conectadas à rede quase 24 horas por dia (através dos computadores desktops, laptops e dispositivos móveis), consumindo e compartilhando uma infinidade de conteúdo.

A internet possibilita às pessoas um vasto leque de opções de interação, como: se informar, acessar vídeos e músicas, jogar, estudar, fazer amizades, compartilhar seu conhecimento, pesquisar produtos e serviços, debater opiniões, etc.
 

Por outro lado, a internet pode contribuir positivamente ou negativamente para a imagem das empresas, através dos comentários dos usuários na rede. Esses comentários, de consumidores dando sua opinião sobre um determinado produto ou serviço, passam muito mais credibilidade que a publicidade tradicional e podem influenciar negativamente sobre os indicadores de desempenho de sua empresa.

 

Por que o marketing digital é tão importante?

 

Poderíamos responder essa pergunta, de forma resumida, como: “Porque o marketing digital possibilita que a empresa atinja seu público onde ele passa a maior parte do tempo, na internet, no momento e canal mais propício”.

Porém, existem diversas formas de marketing digital.

E se quisermos realmente definir com isenção e seriedade o que é marketing digital, poderíamos começar dizendo tem como principal objetivo, desenvolver e executar estratégias para gerar oportunidades para a empresa, independentemente do seu ramo de atuação.

Cabe ao marketing identificar e atrair os potenciais clientes, filtrá-los e entregar ao departamento comercial uma lista com as melhores oportunidades.

Diferente do marketing tradicional, o marketing digital permite um maior controle das ações (canais, mídias, segmentação de público-alvo, etc.) e mensurar os resultados com muito mais precisão. Entretanto, isso não significa que o modelo tradicional não serve mais, mas sim, que é preciso migrar, expandir para o digital.

Nos dias de hoje, as pessoas não compram apenas um produto, mas sim uma experiência, e se tornou muito comum as pessoas relatarem essas experiências na internet, em fóruns e mídias sociais.

O Marketing Digital, por meio das redes sociais, aproxima a empresa do consumidor, permitindo construir uma relação com o público que vá além do momento de venda. Uma vez que o consumidor criar vínculo com a empresa e se identificar com a marca, ele “devolve” para o empreendedor informações valiosas que poderão auxiliar na resolução de problemas antes não identificados.

 

 

Garanta que seus clientes tenham uma boa experiência (processo de compra, pós-venda, suporte, qualidade do produto ou serviço, etc.) com sua marca, e eles começarão a falar sobre ela espontaneamente.

Prospecção de Clientes – A internet dispõe de inúmeros canais e ferramentas que podem ser utilizados na prospecção de clientes. É importante estudar cada possibilidade para entender quais são as mais indicadas para seu segmento e cenário atual.
Além disso, a internet também permite segmentar seu público-alvo de forma muito mais específica e precisa. Dessa forma você consegue traçar o exato perfil das pessoas que deseja atingir em sua “buyer persona”.

Aumentar o Faturamento – Muitas empresas, de todos os portes, têm o marketing digital como fator principal na geração de novos negócios. Atrair, reter e fidelizar são os pontos chave do marketing digital, se sua estratégia consegue cumprir com essas 3 situações, você verá os resultados no seu faturamento.

Análise de dados detalhada – Estratégias de marketing offline são conhecidas pela limitação das possibilidades de mensuração. Um comercial de televisão, por exemplo, não permite determinar com precisão quantas pessoas foram impactadas e quantas vendas foram geradas.

 

 

Já nas campanhas online, a capacidade de mensurar e analisar os resultados é imensa, possibilitando que quase todas as informações sejam acompanhadas de forma detalhada.

Assim a empresa pode focar os investimentos em soluções mais eficientes, personalizadas e que gerem retorno real para o negócio.

Com tanto potencial nessa área, você precisa implementar os esforços certos para ter bons retornos.

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