Onboarding: O que É e Por que é Tão Importante

Marketing Digital em 28 de maio de 2023

Onboarding: O que É e Por que é Tão Importante

Para o sucesso de uma empresa é necessário que sua equipe seja qualificada e funcional, por isso o processo de contratação dentro de uma organização é de fundamental importância para seu bom desempenho. 

 

Na hora de contratar alguém, seja para qual for a posição, deve-se ter em mente não apenas o perfil acadêmico do profissional, como também o perfil social. Isso é importante pois a produtividade dos funcionários é afetada pelo ambiente de trabalho. 

 

Assim, se faz necessário a integração de um novo membro da equipe quando contratado, para atingir um nível de rendimento alto, lealdade à empresa, um bom trabalho em equipe, entre outros. E esse processo de integração chamamos de Onboarding, realizado pela própria empresa para receber o profissional contratado. 

 

Agora vamos entender melhor o que é o Onboarding, qual sua importância dentro da companhia e maneiras de como pode ser feito!

 

O que é Onboarding? 

 

Como dito antes, o onboarding é a integração de um novo funcionário à empresa, mas vai além disso. Essa estratégia busca melhorar logo de cara o desempenho da pessoa contratada, fazendo-a atingir seu potencial máximo em pouco tempo na empresa. Isso tudo através de dinâmicas para apresentar a cultura e os valores da instituição, socializar o novo membro e fazer com que ele fique a vontade em seu novo cargo. 

 

O onboarding deve ser realizado logo após a contratação do empregado, que é quando estes estão animados com o trabalho novo e querendo mostrar seus serviços à empresa. Aproveitando dessa efetividade, através do Onboarding a empresa ensina a esse funcionário alguns costumes e habilidades necessárias para o novo ambiente de trabalho.  

 

Envolvendo muito tempo e várias etapas, o onboarding começa a partir do primeiro dia de trabalho e só chega ao fim uma vez que o empregado se sente confiante em sua função no novo ambiente, e bem integrado com a equipe. Por exemplo, se a função do novo empregado é fazer a captação de leads, o onboarding deve acontecer até ele prospectar sozinho e nos conformes da empresa. Por isso, é um processo que precisa ser bem planejado pela parte de Recursos Humanos (RH) da empresa, já que essa é uma estratégia de gestão de pessoas. 

 

Qual a verdadeira importância do onboarding? 

Assim como diferentes tecidos são escolhidos cuidadosamente para criar uma peça de roupa única e elegante, o processo de onboarding exige que os novos colaboradores se adaptem à cultura organizacional, se integrem à equipe e vistam a 'roupa' da empresa. Deve-se dar a devida importância na hora de escolher o "tecido certo" para o ajuste cultural, destacando a necessidade de alinhar os valores e a visão do colaborador com os da empresa.

 

E existem vários outros benefícios que o onboarding oferece tanto para a empresa quanto para o funcionário, vamos conferi-los.

 

Retenção de Talentos

 

A retenção de talentos em uma empresa se dá quando um novo funcionário bem dotado passa por um processo eficiente de onboarding, aumentando suas chances de continuar na empresa por mais 3 anos, de acordo com um estudo realizado pela Click Boarding em 2017. 

 

Outros estudos dizem também que o onboarding diminui o turnover e aumenta a possibilidade dos novos membros serem fiéis à empresa em 82%. Por isso ele é tão importante para atrair, e principalmente reter, talentos que possuem um alto nível de desempenho. 

 

Aumento da Produtividade

 

Todos já ouvimos dizer que quem faz a empresa é sua equipe, e por isso quando observamos dois negócios, podemos notar a diferença de costumes e valores. O ponto alto de um funcionário é sua proatividade e seu desempenho, pois são essas coisas que fazem diferença para o desenvolvimento de uma empresa.

 

Com o onboarding, o funcionário é motivado desde o início, se adaptando a sempre realizar um bom trabalho, se mantendo engajado nas atividades do ambiente laboral e realizando atividades como suporte ao cliente segundo as normas da empresa. 

 

Crescimento do Negócio 

 

O principal foco do onboarding é a produtividade e o engajamento do novo empregado, mas a longo prazo pode-se ver como isso contribui para o crescimento do negócio no geral. 

 

Se toda a equipe for familiarizada com a rotina da empresa e seus costumes, e ainda estreitar o relacionamento entre si, o ambiente fica propício para uma maior eficiência e rendimento de todos, impactando a empresa de forma geral.  

 

Como fazer um Onboarding na prática?

 

Para quem busca ter todos os benefícios do onboarding com seus funcionários, ele deve ser realizado de forma memorável. Vamos conferir alguns passos e algumas dicas que vão trazer ao seu onboarding um diferencial.

 

1 - Planeje a jornada do onboarding

Essa é com certeza a parte mais importante do onboarding. Fazer um planejamento personalizado para cada tipo de funcionário e para cada tipo de função faz diferença na hora de ver o resultado. Então programe o passo-a-passo do onboarding que você quer oferecer, os eventos de cada dia, uma duração média de tempo e todos os recursos que precisará.

 

2 - Prepare uma recepção memorável

O primeiro contato é importante pois a empresa deve mostrar o quanto está feliz por receber aquela pessoa em seu time. Mande um e-mail alguns dias antes do começo efetivo e mostre como a equipe está ansiosa para a chegada do novo colaborador. Mande também um cold mail à toda equipe apresentando o novo colega, para que quando ele chegar já se sinta integrado.  

 

3 - Apresente a empresa

Fazer um tour pela empresa pode ser muito significativo para o funcionário, se familiarizando com o ambiente, não apenas social mas também físico, em que ele irá trabalhar. Mostrar lugares como o banheiro, impressora, cozinha, etc, faz com que ele se acostume com mais rapidez ao ambiente.

 

Apresente ele à equipe e principalmente a seus gestores e CEOs, pois são eles que representam o negócio como um todo, e não há ninguém melhor para transmitir a imagem que a empresa quer.

 

4 - Deixe a estação de trabalho pronta

Uma das reclamações mais frequentes de novos colaboradores em empresas é a falta de preparo sistemática em relação à sua chegada. Então organizar o ambiente e deixar coisas básicas já prontas, como notebook devidamente configurado, permissões de acesso, crachá e chaves, pode ser fundamental.

 

Mas para causar uma impressão melhor ainda, providenciar  materiais como canetas, bloco de notas, e coisas assim pode ser um diferencial. Organizar sua mesa de trabalho e deixar o ambiente o mais receptivo também, usando um vaporizador de ervas para aromatizar a sala, por exemplo. 

 

5 - Escolha um responsável

Mesmo depois de toda apresentação, é normal que reste ainda algumas dúvidas do funcionário recém chegado, e por isso é importante que ele tenha um funcionário responsável por lhe acompanhar durante suas primeiras semanas, ou ainda colegas mentores, que ficarão a cargo de tirar dúvidas remanescentes e entrosar o novo membro da equipe com os demais, além de apresentar os costumes informais dos colaboradores, escapando do ciclo formal que o RH apresenta. 

 

 

Mas como isso tudo funciona na prática? 

 

Imagine que você é o dono de uma loja de roupas e precisa realizar o onboarding de um novo vendedor. Antes de seu primeiro dia, você precisa programar todas as atividades que esta pessoa deverá realizar em sua rotina. Além disso, é importante organizar também uma agenda para que ele converse com outros vendedores que já conhecem a operação e possam compartilhar dicas valiosas. 

 

Também é essencial investir tempo em treinamentos para que o vendedor conheça mais sobre os produtos, seus diferentes tipos de cortes e tecidos - essas informações são valiosas no momento de orientar um consumidor e assim aumentar as chances da venda ser um sucesso!

 

Com a execução deste onboarding bem feita, o seu novo vendedor se sentirá muito mais integrado e com os conhecimentos necessários para desempenhar um bom trabalho em vendas.

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