Categorias do Blog
Marketing Digital em 28 de maio de 2023
Para o sucesso de uma empresa é necessário que sua equipe seja qualificada e funcional, por isso o processo de contratação dentro de uma organização é de fundamental importância para seu bom desempenho.
Na hora de contratar alguém, seja para qual for a posição, deve-se ter em mente não apenas o perfil acadêmico do profissional, como também o perfil social. Isso é importante pois a produtividade dos funcionários é afetada pelo ambiente de trabalho.
Assim, se faz necessário a integração de um novo membro da equipe quando contratado, para atingir um nível de rendimento alto, lealdade à empresa, um bom trabalho em equipe, entre outros. E esse processo de integração chamamos de Onboarding, realizado pela própria empresa para receber o profissional contratado.
Agora vamos entender melhor o que é o Onboarding, qual sua importância dentro da companhia e maneiras de como pode ser feito!
Como dito antes, o onboarding é a integração de um novo funcionário à empresa, mas vai além disso. Essa estratégia busca melhorar logo de cara o desempenho da pessoa contratada, fazendo-a atingir seu potencial máximo em pouco tempo na empresa. Isso tudo através de dinâmicas para apresentar a cultura e os valores da instituição, socializar o novo membro e fazer com que ele fique a vontade em seu novo cargo.
O onboarding deve ser realizado logo após a contratação do empregado, que é quando estes estão animados com o trabalho novo e querendo mostrar seus serviços à empresa. Aproveitando dessa efetividade, através do Onboarding a empresa ensina a esse funcionário alguns costumes e habilidades necessárias para o novo ambiente de trabalho.
Envolvendo muito tempo e várias etapas, o onboarding começa a partir do primeiro dia de trabalho e só chega ao fim uma vez que o empregado se sente confiante em sua função no novo ambiente, e bem integrado com a equipe. Por exemplo, se a função do novo empregado é fazer a captação de leads, o onboarding deve acontecer até ele prospectar sozinho e nos conformes da empresa. Por isso, é um processo que precisa ser bem planejado pela parte de Recursos Humanos (RH) da empresa, já que essa é uma estratégia de gestão de pessoas.
Assim como diferentes tecidos são escolhidos cuidadosamente para criar uma peça de roupa única e elegante, o processo de onboarding exige que os novos colaboradores se adaptem à cultura organizacional, se integrem à equipe e vistam a 'roupa' da empresa. Deve-se dar a devida importância na hora de escolher o "tecido certo" para o ajuste cultural, destacando a necessidade de alinhar os valores e a visão do colaborador com os da empresa.
E existem vários outros benefícios que o onboarding oferece tanto para a empresa quanto para o funcionário, vamos conferi-los.
A retenção de talentos em uma empresa se dá quando um novo funcionário bem dotado passa por um processo eficiente de onboarding, aumentando suas chances de continuar na empresa por mais 3 anos, de acordo com um estudo realizado pela Click Boarding em 2017.
Outros estudos dizem também que o onboarding diminui o turnover e aumenta a possibilidade dos novos membros serem fiéis à empresa em 82%. Por isso ele é tão importante para atrair, e principalmente reter, talentos que possuem um alto nível de desempenho.
Todos já ouvimos dizer que quem faz a empresa é sua equipe, e por isso quando observamos dois negócios, podemos notar a diferença de costumes e valores. O ponto alto de um funcionário é sua proatividade e seu desempenho, pois são essas coisas que fazem diferença para o desenvolvimento de uma empresa.
Com o onboarding, o funcionário é motivado desde o início, se adaptando a sempre realizar um bom trabalho, se mantendo engajado nas atividades do ambiente laboral e realizando atividades como suporte ao cliente segundo as normas da empresa.
O principal foco do onboarding é a produtividade e o engajamento do novo empregado, mas a longo prazo pode-se ver como isso contribui para o crescimento do negócio no geral.
Se toda a equipe for familiarizada com a rotina da empresa e seus costumes, e ainda estreitar o relacionamento entre si, o ambiente fica propício para uma maior eficiência e rendimento de todos, impactando a empresa de forma geral.
Para quem busca ter todos os benefícios do onboarding com seus funcionários, ele deve ser realizado de forma memorável. Vamos conferir alguns passos e algumas dicas que vão trazer ao seu onboarding um diferencial.
Essa é com certeza a parte mais importante do onboarding. Fazer um planejamento personalizado para cada tipo de funcionário e para cada tipo de função faz diferença na hora de ver o resultado. Então programe o passo-a-passo do onboarding que você quer oferecer, os eventos de cada dia, uma duração média de tempo e todos os recursos que precisará.
O primeiro contato é importante pois a empresa deve mostrar o quanto está feliz por receber aquela pessoa em seu time. Mande um e-mail alguns dias antes do começo efetivo e mostre como a equipe está ansiosa para a chegada do novo colaborador. Mande também um cold mail à toda equipe apresentando o novo colega, para que quando ele chegar já se sinta integrado.
Fazer um tour pela empresa pode ser muito significativo para o funcionário, se familiarizando com o ambiente, não apenas social mas também físico, em que ele irá trabalhar. Mostrar lugares como o banheiro, impressora, cozinha, etc, faz com que ele se acostume com mais rapidez ao ambiente.
Apresente ele à equipe e principalmente a seus gestores e CEOs, pois são eles que representam o negócio como um todo, e não há ninguém melhor para transmitir a imagem que a empresa quer.
Uma das reclamações mais frequentes de novos colaboradores em empresas é a falta de preparo sistemática em relação à sua chegada. Então organizar o ambiente e deixar coisas básicas já prontas, como notebook devidamente configurado, permissões de acesso, crachá e chaves, pode ser fundamental.
Mas para causar uma impressão melhor ainda, providenciar materiais como canetas, bloco de notas, e coisas assim pode ser um diferencial. Organizar sua mesa de trabalho e deixar o ambiente o mais receptivo também, usando um vaporizador de ervas para aromatizar a sala, por exemplo.
Mesmo depois de toda apresentação, é normal que reste ainda algumas dúvidas do funcionário recém chegado, e por isso é importante que ele tenha um funcionário responsável por lhe acompanhar durante suas primeiras semanas, ou ainda colegas mentores, que ficarão a cargo de tirar dúvidas remanescentes e entrosar o novo membro da equipe com os demais, além de apresentar os costumes informais dos colaboradores, escapando do ciclo formal que o RH apresenta.
Imagine que você é o dono de uma loja de roupas e precisa realizar o onboarding de um novo vendedor. Antes de seu primeiro dia, você precisa programar todas as atividades que esta pessoa deverá realizar em sua rotina. Além disso, é importante organizar também uma agenda para que ele converse com outros vendedores que já conhecem a operação e possam compartilhar dicas valiosas.
Também é essencial investir tempo em treinamentos para que o vendedor conheça mais sobre os produtos, seus diferentes tipos de cortes e tecidos - essas informações são valiosas no momento de orientar um consumidor e assim aumentar as chances da venda ser um sucesso!
Com a execução deste onboarding bem feita, o seu novo vendedor se sentirá muito mais integrado e com os conhecimentos necessários para desempenhar um bom trabalho em vendas.
Contatos
contato@sunsetweb.com.br
Rua das Palmeiras, 385 - Jardim Santa Catarina - São José do Rio Preto - SP
Seg - Sex: 08:30 as 17:00
FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS
Clique para chamar no WhatsApp
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade