Você sabe o que é data-driven marketing?

Marketing Digital em 19 de novembro de 2018

Você sabe o que é data-driven marketing?

Uma das principais características do marketing digital é o grande volume de informações e dados gerados para análise. Esses dados podem ser muito úteis para seu negócio, principalmente adotando uma estratégia de data-driven marketing.

 

Ainda que o volume de dados seja tão grande, muitas pessoas os utilizam apenas como uma forma de verificar resultados de campanha. Assim, eles acabavam se tornando apenas peças de relatório.

 

O que se tem percebido, mais recentemente, é que essas informações podem ser um grande diferencial. Desenvolver estratégias para novas ações com base no que se realmente sabe é uma forma de garantir melhores resultados.

 

É assim que o data-driven marketing pode auxiliar sua empresa. Entenda:

 

O que é data-driven marketing?

 

Traduzindo ao pé da letra, data-driven marketing significa marketing direcionado por dados. A tradução explica bem o significado do termo: o data-driven marketing é um marketing que toma como base as informações coletadas para o desenvolvimento de estratégias.

 

Assim, para desenvolver estratégias com base neste conceito, a empresa deve buscar por ferramentas de marketing digital que auxiliem na geração de dados, como o Google Analytics e o pixel do Facebook, entre outras.

Data-driven marketing o que é

A partir das informações coletadas, sua estratégia de marketing passa a se desenvolver, considerando o momento da jornada de compra, o engajamento, o perfil e as necessidades de cada cliente no momento de apresentar a ele sua marca.

 

Data-driven e o funil de vendas nos e-commerces

 

Uma das melhores combinações para desenvolver estratégias de marketing digital eficientes é a do data-driven com o funil de vendas. O primeiro passo na conversão de vendas do seu e-commerce é entender em que momento da jornada de compras seu cliente está.

 

Onde é necessário investir mais? Seu e-commerce está gerando Leads? Se está, eles estão comprando?

 

É com base em dados que essas respostas são obtidas e é com essas respostas que o data-driven marketing vai trabalhar para determinar as futuras ações.

 

Data-driven marketing é apenas para vendas?

 

Não. Ainda que o data-driven marketing possa auxiliar muito na busca por novas estratégias de conversão de vendas e geração de leads, é um conceito que pode ser aplicado mesmo para blogs que querem mais visitantes, ajudando de grandes marcas a influencers.

 

O ponto principal que o data-driven ensina é sempre partir de uma análise macro para uma micro. Observe os dados e resultados da sua marca, compare com os seus clientes, filtre os pontos mais críticos em relação ao um objetivo específico e vá se focando para desenvolver a estratégia.

Desenvolvido por Sunsetweb - 2024

FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS

Clique para chamar no WhatsApp

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade