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Nuvemshop em 17 de agosto de 2021
Escolher uma plataforma de e-commerce para a sua loja virtual é uma tarefa bem importante para o começo do seu negócio online.
De um tempo pra cá, o comércio online está crescendo muito e, se você não começar a se atualizar e entrar nesse mundo virtual, irá perder muitas vendas, o que dificultará o crescimento de sua marca.
Vender online é uma forma de conseguir um público muito maior do que com as vendas offline. Mas, para potencializar seu negócio, você irá precisar escolher a plataforma com melhor custo-benefício para montar uma loja virtual.
É importante pesquisar bastante para ver quais delas têm integrações com meios de pagamento e de envio, além de layouts personalizados, o que te ajudará na caminhada para o sucesso das suas vendas.
Além disso, com uma plataforma desse tipo, você poderá vender não só produtos, mas também serviços.
Para te ajudar a escolher a melhor opção para o seu negócio, neste artigo, separei as 8 melhores plataformas para montar o seu e-commerce, mostrando os prós e os contras de cada uma delas.
As 8 plataformas são:
Vamos conhecer as características de cada uma delas a seguir.
Mas, antes, caso queira se aprofundar, separei também um conteúdo sobre o que é e-commerce para que você comece essa jornada sabendo tudo o que envolve o universo das vendas online.
A Nuvemshop é a plataforma líder da América Latina, com mais de 90 mil lojas ativas, e foi eleita a melhor plataforma de e-commerce pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em 2017, 2019 e 2020.
Ela também contém um importante painel de aplicativos para fazer integrações com métodos de envio, com redes sociais, recursos para melhorar a conversão e ferramentas de performance.
A plataforma faz integração com marketplaces, ajudando com o seu controle de estoque e te auxiliando até com a estratégia de dropshipping.
Além dos planos tradicionais, em que o lojista tem acesso a todos os recursos já citados, também existe a opção do Nuvemshop Empresarial. Nesse modelo, o lojista conta com um gerente de e-commerce especializado, dedicado a trazer orientações sobre decisões estratégicas, tornando o negócio cada vez mais lucrativo.
Lado contra:
A VTEX foi fundada em 2000, contendo +3000 lojas integradas a ela.
Essa plataforma também oferece soluções para lojas virtuais através da tecnologia de armazenamento. Ela permite que você configure e atualize sua loja de qualquer aparelho ou de qualquer lugar do mundo.
A VTEX também oferece uma ferramenta chamada smartcheckout, que ajuda a reduzir o abandono de carrinhos e a aumentar as vendas.
Lado contra:
A plataforma Magento é conhecida pelo seu elevado nível de segurança.
Possui um grau de personalização e de gestão muito altos, pois, em 2018, foi adquirida pela Adobe.
A Adobe incrementou nela todas as tecnologias de Marketing Cloud (ferramenta da Salesforce criada para automatizar processos de marketing), o que a tornou uma solução bastante completa do mercado digital.
Lado contra:
A WooComerce é um plugin do WordPress para quem quer ter uma loja online. Ela é indicada também para pessoas que querem transformar seu blog em um e-commerce.
Lado contra:
A Tray tem mais de 16 anos de existência, com soluções completas e recursos para você aumentar sua loja virtual.
Ela possui um meio de pagamento próprio, o Yapay.
Lado contra:
Fundada em 2004, a Shopify tem mais de 70 mil lojas online ativas.
Ela permite que você crie sua loja e a configure o mais rápido possível, acelerando seu lançamento. Também permite a criação de cartões-presente nas lojas virtuais
Lado contra:
Instituída em 1998, possui 4 opções de planos pré-definidos. Oferecem temas e layouts para vendas B2B e B2C.
Lado contra:
Com mais de 21 anos de existência, possui mais de 15 mil clientes. É uma plataforma preparada para personalização total, possuindo vários layouts diferentes.
Além disso, ela é integrada aos principais marketplaces do mercado.
Lado contra:
O E-commerce Quality Index (EQI) fez uma pesquisa e descobriu os 3 principais problemas relatados por usuários de e-commerces brasileiros:
O ideal é parar e analisar isso antes de começar a vender pela internet, pois, assim, você terá a chance de lançar seu negócio com foco nas vendas. Porém, é preciso estar ciente de que este ramo é supercompetitivo e será necessário investir em estratégias de marketing digital vinculadas ao seu e-commerce para conseguir uma escala grande de vendas.
Por isso, sua plataforma de vendas tem que ser segura, com uma fácil navegação, com um layout agradável e fotos bonitas para atrair a atenção de seus clientes.
Ter um site de vendas online trará um crescimento muito maior do que simplesmente ter só uma loja física, pois você irá conseguir vender para todo o país e chegará em pessoas que nunca iriam conhecer sua loja pessoalmente. Um exemplo bom disso é você ser de São Paulo e vender para pessoas de Natal, Salvador e Minas Gerais. E, em uma loja física, seria impossível isso acontecer.
Dessa forma, você precisará fazer um bom planejamento financeiro, pois cada plataforma cobra valores e taxas por vendas totalmente diferentes.
Será necessário olhar também para o preço e a facilidade da customização e manutenção da plataforma de e-commerce. A maioria das pessoas não vê isso na hora de escolher sua plataforma e, mais para frente, se arrepende por ver preços muito caros.
Por fim, não podemos esquecer de verificar também a segurança e o atendimento da plataforma de e-commerce, caso você tenha algum problema em pagamentos ou até nas vendas em si.
Uma boa forma de identificar essas características é pesquisar muito, conversar com outros empreendedores e, se possível, testar as plataformas pelas quais você se interessou antes de contratar seus serviços.
E, se você já tem uma plataforma de e-commerce e está pensando em trocar, separamos um artigo sobre migração de plataforma, que te mostrará o que você deve considerar antes de migrar sua loja virtual para outro serviço.
Se você escolher a Nuvemshop, temos uma surpresa: é possível conhecer a plataforma de e-commerce a partir do teste de 30 dias gratuitos. Assim, você terá a chance de navegar e experimentar todos os benefícios do Administrador Nuvem.
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Informações da autora
Giovanna Parra é a responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 90 mil lojas ativas. Formada em marketing e gestão financeira, ama entender e ajudar as pessoas.
E-mail: giovanna.parra@nuvemshop.com.br
BIO: Com mais de 90 mil lojas ativas, a Nuvemshop é considerada a plataforma líder no comércio digital da América Latina. Sua tecnologia é ideal para PMEs e grandes marcas — através do plano Nuvemshop Empresarial — que buscam aumentar suas receitas através da internet.
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