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SEO Básico em 26 de março de 2019
Campanhas de SEO não são exatamente novidade para quem está presente no ambiente digital. Melhorar os resultados nas páginas de busca como o Google é essencial para ser encontrado entre tantas opções que o mercado oferece.
Estruturar uma estratégia SEO adequada, no entanto, pode ser um grande desafio. Por isso, trazemos 7 dicas que podem ajudar muito quem está começando uma página e o trabalho com SEO.
Existem alguns elementos essenciais para os primeiros passos de uma página no universo do SEO e de melhores resultados. Veja os 7 principais aqui:
Nos primeiros meses de um negócio no ambiente digital, não é raro que o foco seja a produção de conteúdo. Ainda que isso seja bom, jamais será suficiente para aparecer em resultados de pesquisa. É importante que ao mesmo tempo que você cria conteúdos, invista em campanhas de SEO. Assim, os dois se complementam e sua página conquista melhores resultados mais rapidamente, saindo na frente da concorrência.
Palavras-chave competitivas dificultam sites novos a conquistar uma boa classificação. São palavras disputadas por grandes empresas e que já possuem uma boa classificação. Esses concorrentes de palavras-chave costumam ter páginas reconhecidas como autoridade em um assunto e muitos links bem estruturados, assim, sempre terão vantagem.
Comece sempre por palavras-chave de baixa concorrência, bem segmentadas e que permitam que você alcance resultados melhores em menor tempo. Assim, você melhora sua classificação para essas palavras e passa a ter condições de conquistar melhores resultados com palavras-chave mais competitivas
Otimizar mecanismos de pesquisa está relacionado a atrair pessoas que efetivamente desejem os conteúdos e links que você oferece. Ao estruturar a campanha SEO considere os termos de pesquisa de quem você deseja atingir em comparação com o que você efetivamente oferece.
Ao contrário do que muitos pensam, de nada adianta atrair muitas pessoas para a página para ter resultados se elas ficarem muito pouco tempo. Baixo tempo de permanência aumenta a taxa de rejeição. Por isso, concentre-se em palavras-chave que atraia pessoas realmente interessadas em ver seu conteúdo.
Esses são apenas alguns exemplos de informações que não são exibidas de maneira óbvia para o usuário, mas que o Google e outros buscadores avaliam. Toda informação que pode ajudar a compreender melhor o seu site é essencial para o ranqueamento e deve ser utilizada de maneira correta. Utilizar palavras-chave corretas, nomear as páginas de maneira coerente e descrever imagens pode melhorar muito sua aparição nos resultados de buscas.
Links de outros sites que apontam para o seu são essenciais para conquistar autoridade e confiabilidade e, assim, melhorar sua classificação no Google. Mas cuidado, ter muitos links não significa, necessariamente, ter bons resultados. Não é qualquer link externo que vale a pena.
Sempre observe quais páginas estão citando a sua e veja se elas têm uma boa reputação e classificação. Cheque, ainda, se são sobre temas relacionados ao que seu site trabalha. Páginas que colocam seu link em qualquer conteúdo, que não são seguras ou estão cheia de SPAMs podem acabar prejudicando seus resultados.
Não olhe apenas os links de outras páginas. É preciso estar atento, também, aos links que você coloca no seu site. Apontar em um conteúdo para outras páginas do seu site é importante e deve ser feito com atenção. Esses links internos devem estar associados a conteúdos que se relacionem e sempre com textos ancoras que usem as palavras-chave corretas.
Quer saber como fazer isso corretamente? Que tal entender um pouco mais sobre construção de backlinks e sobre canibalização de palavras-chave?
Muito bem, você estruturou e aplicou uma boa estratégia de SEO, mas será que seu trabalho acabou? Não, nem de longe. De nada vale criar estratégias e realizar ações se você não acompanhar os resultados.
Escolher métricas que atendam seus objetivos e observar os resultados de sua campanha é essencial para otimizar seus resultados. Apenas vendo o que está funcionando ou não por meio dessas métricas é possível saber se você está sendo bem-sucedido.
Compare constantemente seu ranqueamento com o de seus concorrentes e esteja atento ao desempenho de cada palavra-chave.
Usar técnicas que forçam mais as campanhas e conteúdos em seus clientes no começo pode ser uma grande tentação. Você tem pressa em conquistar seus primeiros resultados, mas acaba dando um grande tiro no pé. O Google e outros buscadores estão familiarizados com essas técnicas e, como elas prejudicam a experiência do usuário, podem penalizar seu site.
Comprar links, ocultar palavras-chave nas páginas e muitos pop-ups na página, entendidos pelo Google como SPAMs, não escapam dos algoritmos e derrubam a classificação do seu site. São marcas de páginas manipuladas para enganar o usuário.
Não significa que você não pode usar nenhuma dessas coisas. Existem várias técnicas de Black Hat que são usadas e oferecem resultado. O importante é ter muita moderação e, sempre que possível, buscar práticas de White Hat para conseguir resultados.
Entenda os conceitos de Black Hat e White Hat aqui.
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