Categorias do Blog
SEO Básico em 07 de março de 2019
Alcançar um bom posicionamento nos resultados do Google depende de diferentes fatores e pode ser um conceito relativo. Um bom posicionamento pode ser a primeira página, o primeiro resultado ou o Google Featured Snippet.
O resultado snippet é relativamente recente e ainda está sendo desvendado pelos negócios. É um destaque especial no topo da página com um resumo do conteúdo e o link, acompanhado do título e URL, para a página onde aquela informação se encontra.
O Google Featured Snippet é considerado como a posição zero dos resultados de busca que pode ter diferentes formatos: parágrafo, listas ou tabelas/quadros. Seu foco principal é oferecer uma apreciação do conteúdo ao usuário, ajudando para que ele decida se aquele conteúdo é ou não útil para a pesquisa que ele está realizando. Assim, o snippet otimiza a experiência de quem está pesquisando, um dos principais objetivos do Google.
O resumo apresentado na posição zero é retirado do conteúdo presente na página que aparece como resultado. A única diferença dos demais resultados apresentados na página do Google é que ele é organizado de maneira destacada dos demais.
Assim, o que o Google faz é selecionar o principal conteúdo para responder à pergunta feita na pesquisa e oferecer ela com destaque no topo da página de buscas.
É importante destacar que não dá para marcar sua página como snippet em destaque, a decisão é feita de maneira programática pelos robôs do Google levando em consideração apenas o conteúdo e a busca do usuário.
Ao contrário do que muito pensam, o Google Featured Snippet não tem relação com a primeira posição dos resultados do Google. O foco dessa ferramenta é buscar conteúdos objetivos e que respondam perguntas específicas. Por isso é tão comum ver tutoriais, passo a passo, listas e tabelas na posição zero.
Determinar o que faz com que seu conteúdo se torne um snippet ainda é um grande desafio. Não existe uma fórmula mágica, mas algumas coisas já sabemos. Backlinks, por exemplo, são algo que não tem efeito para conquistar a posição zero. Não é o posicionamento da pagina quem manda na decisão, na verdade é o oposto, é o snippet quem ajuda a melhorar o ranqueamento e tráfego em um site.
Ainda não há fórmula, mas existem algumas teorias. Uma das primeiras diz que um fator importante é o CTR (Click Through Rate). Se você recebe muitos cliques é porque a resposta que seu resumo está oferecendo está agradando quem pesquisa, ou seja, é uma boa resposta a ser oferecida pelo Google no snippet.
No entanto, uma vez no snippet, a tendência é que essa taxa de cliques caia, o que, para o Google, é um sinal de que ele deve te deixar lá. Isso acontece porque a intenção do Google com os snippets não é aumentar os acessos na sua página, é oferecer uma resposta sem que o usuário saia da página de buscas.
É muito importante para páginas estar no primeiro posicionamento dos resultados de busca. Isso não significa, no entanto, que você deve ignorar o snippet. Trabalhar seu marketing e SEO para alcançar um bom posicionamento não impede de otimizar posts para conquistar o snippet, que oferece benefícios como:
Você está acima da posição um e em destaque. Quer maneira melhor de mostrar para usuários que você é uma autoridade naquele tema? O próprio Google está considerando o seu conteúdo como a melhor resposta para aquela pergunta. Isso aumenta muito o tráfego e a credibilidade da sua página e cria muitas oportunidades para seu marketing digital.
Mesmo que sua página não tenha bons resultados orgânicos no Google você ainda aparece no topo da primeira página. Assim, te ajuda a crescer mais rápido entre os resultados já que você terá melhores resultados entre os robôs que avaliam e classificam as páginas.
Estar entre os primeiros resultados do Google é uma forma de receber mais cliques e, consequentemente, tráfego orgânico. Por isso, imagine o que estar em uma caixa de destaque acima da primeira posição pode fazer pela sua página. As chances de receber cliques são ainda maiores.
Não é fácil disputar com marcas de reconhecimento mundial. Mesmo trabalhando as palavras-chaves, links e demais elementos de SEO de maneira correta e eficiente, será quase impossível ultrapassar uma marca como a Wikipedia, por exemplo.
Com o investimento em snippets em seu conteúdo, aparecer acima dessas páginas se torna possível, te dando a oportunidade de superar essas marcas de grande porte.
Contatos
contato@sunsetweb.com.br
Rua das Palmeiras, 385 - Jardim Santa Catarina - São José do Rio Preto - SP
Seg - Sex: 08:30 as 17:00
FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS
Clique para chamar no WhatsApp
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa PolÃtica de privacidade