Entenda as diferenças e aplicações do SEO on page e SEO off page

SEO Básico em 28 de abril de 2021

Entenda as diferenças e aplicações do SEO on page e SEO off page

As estratégias de SEO surgiram nos últimos anos dentro do marketing digital com o intuito de melhorar o rankeamento, ou seja, a posição de cada site perante a maior plataforma de busca do mundo, o Google.

 

As técnicas de SEO vieram para inovar o posicionamento de sites no Google e para fazer com que pequenas e grandes marcas possam aumentar a sua visibilidade e vendas. 

 

No entanto, o universo do SEO vai muito além do que as estratégias e conceitos que as pessoas estão acostumadas a ver na internet, e hoje vamos abordar duas delas.

 

Neste artigo iremos apresentar os conceitos de estratégias de SEO on page e off page, com exemplos práticos e os benefícios de cada estratégia para a sua marca. 

 

O que é SEO? 

 

Para começo de conversa, vamos falar sobre a base de todas as estratégias que serão apresentadas aqui, o SEO.

 

SEO significa Searching Engine Optimization, que traduzido para o portguês significa Otimização de sites para mecanismos de buscas, ou seja, o SEO é o responsável por colocar o seu site em uma boa posição perante o Google.

 

Essa posição refere-se ao local onde o seu site irá aparecer quando um usuário pesquisar por algo relacionado ao seu produto ou serviço no Google.

 

Se uma pessoa pesquisa sobre como fazer o licenciamento do Windows na plataforma, aparecerem diversos resultados e páginas com links de vários blogs que apresentam essa resposta, normalmente as pessoas acabam clicando no primeiro link que aparece.

 

E aquele primeiro link não apareceu à toa, ele seguiu estratégias certeiras para estar naquela posição, e o SEO é uma dessas estratégias, que permitem que o seu site alcance o primeiro lugar no rankeamento do Google a atrair ainda mais clientes.

 

O que é SEO On page?

 

Agora que você já entendeu sobre o conceito de SEO, vamos começar explicando o que significa SEO On page e como você pode aplicá-lo no seu site.

 

SEO On page refere-se a técnicas que são de total controle do dono do site ou da equipe que cuida do domínio, são estratégias que os responsáveis podem mudar ou editar a qualquer momento. 

 

Vamos ao exemplos para ficar ainda mais claro:

 

Title tag

O title tag nada mais é do que o título do seu conteúdo, que aparece na página de resultados do Google.

 

Essa é uma ótima estratégia de SEO on page por se tratar de algo que está nas mãos das pessoas que cuidam do site e podem realizá-lo da melhor forma para obter os resultados desejados.

 

Uma dica é usar a palavra chave do seu texto no title tag, se você produziu um conteúdo sobre aplicação de varizes, você pode colocar essa palavra no seu title tag para ser ainda mais benéfico para o rankeamento do seu site.

 

URL

 

Outro ponto muito importante é a URL do seu artigo, ao invés de deixar aquela URL cheia de números e letras aleatórias, você pode editá-la e deixá-la mais curta e objetiva de acordo com o tema do seu conteúdo.

 

Você pode até mesmo colocar o título do seu artigo na URL, se o seu artigo fala sobre recuperação de crédito, por exemplo, colocar o título do tema principal que o artigo abordar faz toda a diferença na sua estratégia de SEO.

 

Meta Description

 

O title tag nada mais é do que aquele pequeno texto abaixo do título do link que aparece na página de resultados do Google. 

 

Esse pequeno texto nada mais é do que um resumo do que o seu artigo estará abordando, e é uma peça fundamental para atrair novos clientes.

 

Uma dica muito boa nesta hora é usar a palavra-chave do seu artigo na meta description.

 

Por exemplo, se você produziu um conteúdo indicando uma empresa de dedetização residencial, você também pode usar essa palavra principal na sua meta description.

 

Palavra-chave

 

Palavras-chaves ou keywords, como também são conhecidas, significam palavras que se tornam muito presentes no seu conteúdo e baseiam as suas ideias. 

 

Elas também seguem um parâmetro de procura dos usuários, ou seja, quanto mais os usuários procurarem por um termo específico como “investigação confirmatória" mais chances ela tem de se tornar uma palavra-chave para atrair um novo cliente.

 

O Google possui uma plataforma para isso, o Google Keyword Planner, que te deixa por dentro das palavras e termos que mais estão sendo procurados pelos usuários, e isso pode te ajudar muito na construção das suas keywords.

 

Essas são as formas de como colocar em prática as estratégias de SEO On page dentro do site, elas se referem a estratégias que permanecem no controle da equipe e que podem ser monitoradas e editadas a qualquer instante. 

 

O que é SEO Off page?

 

Já as técnicas de SEO Off page referem-se a estratégias que não estão mais no controle da equipe que cuida do seu site, mas na mão de parceiros e sites relacionados ao seu tipo de conteúdo. 

 

Vamos novamente aos exemplos para deixar mais claros.

 

Faça guest posts

 

Guest Posts nada mais é do que uma troca de conteúdos entre blogs com temas relacionados, ou seja, você produz um artigo para um blog parceiro e ele faz a mesma coisa.

 

Dentro desses artigos você pode inserir links que levem o público daquele blog parceiro para o seu site, fazendo novos usuários conhecerem o seu trabalho.

 

Por exemplo, você pode produzir um artigo indicando algumas empresas de construção civil na sua cidade e incluir links que levem o público a uma página que explica mais sobre o seu trabalho e serviço.

 

Essa é uma estratégia muito usada, pois é gratuita e além de trazer novos clientes para o seu negócio, melhora muito o seu posicionamento perante o Google. 

 

Faça link building 

 

O link building é muito semelhante ao guest post, a diferença é que ao invés de você trocar conteúdos, você troca apenas os links com os seus parceiros.

 

Portanto, assim como o guest post, você pode selecionar blogs com temas relacionados com o seu e incluir os seus links neles para atrair mais clientes.

 

Você pode incluir links sobre consultoria fiscal e tributária em blogs que falam sobre benefícios empresariais ou recursos humanos.

 

Escolher blogs com temas relacionados ao seu é extremamente importante para criar ainda mais autoridade e relevância no seu nicho.

 

Promova seus conteúdos através das redes sociais

 

Usar as redes sociais para divulgar seus conteúdos faz toda a diferença na hora de atrair novos clientes e demonstrar autoridade por meio dessas ferramentas.

 

Você pode divulgar os artigos do blog ou posts com informações como o valor de um aluguel comercial ou de uma consultoria empresarial.

 

As redes sociais são grandes aliadas dentro das suas estratégias de SEO para demonstrar ainda mais relevância e autoridade. 

 

Aceitar links relevantes 

 

Como falamos nos tópicos anteriores, o guest post e o link building são estratégias muito usadas e eficazes dentro do SEO Off page, mas é necessário estar ciente sobre a relevância dos links que você aceita em seu blog.

 

Por isso, sempre pesquise a fundo e veja a relevância e autoridade que cada blog apresenta, pois, se ele não tiver esses quesitos, pode prejudicar o posicionamento do seu blog perante o Google.

 

Essas são táticas mais usadas e eficazes dentro das estratégias de SEO Off page, elas trabalham muito com o retorno dos usuários e parceiros.

 

Por isso, não estão totalmente nas mãos da equipe que cuida de cada blog, diferente das táticas de SEO On page. 

 

Benefícios das estratégias de SEO On e Off Page

 

Dentre vários benefícios que essas estratégias trazem, separamos as principais para provar como elas são eficazes, sendo eles:

 

  • Melhora a experiência do usuário;

  • Incentiva usuários a conhecerem seu comércio físico;

  • Constrói a credibilidade para sua marca;

  • Estabelece o reconhecimento do seu negócio;

  • Aumenta a visibilidade;

  • Te coloca a frente da concorrência.

 

Esses são apenas a

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