Meta Description: saiba como criar

SEO Básico em 26 de março de 2019

Meta Description: saiba como criar

Meta description é o texto que aparece abaixo do título e URL dos resultados para a sua pesquisa no Google. Do ponto de vista técnico, ela é um fragmento de código HTML que tem como função resumir do que se trata sua página. Uma vez que o usuário entra na página, esse texto deixa de ser visto, já que não é um conteúdo copiado e está apenas no código.

 

No momento de ranquear os resultados de busca, o Google desconsidera a meta description, o que faz com que muitas pessoas deixem esse elemento de lado. No entanto, é um elemento essencial para atrair os usuários e gerar tráfego, o que, por sua vez, é considerado no ranqueamento.

 

Por esse motivo, é essencial começar a valorizar mais a meta description, pensar com cuidado o conteúdo e as palavras-chave contidos nela. Descrever o conteúdo de maneira direta e resumida e criar frases que atuem como chamada para o usuário são essenciais para um boa e completa estratégia de SEO.

 

Veja algumas dicas de como criar meta descriptions atrativas para gerar tráfego e superar seus concorrentes.

 

7 dicas para criar meta descriptions

 

Atrair usuários e cliques, gerando tráfego, com a meta description depende de seguir alguns passos de otimização. Não é qualquer tamanho e conteúdo de texto que chama a atenção. Siga as dicas a baixo para otimizar seus resultados orgânicos com uma meta description bem estruturada:

 

1. Seja sincero

 

Você quer chamar a atenção dos usuários, mas enganá-los não é o caminho. Utilizar palavras que não tenham relação com o tema do seu site só por que muitas pessoas buscam por elas é um grande erro. Seja persuasivo sem perder o foco do que o usuário vai realmente ver quando clicar no link.

 

2. Cuidado com o número de caracteres

 

A meta description é um espaço restrito pelos buscadores. A maioria deles corta o texto em um determinado limite, completando com reticências, os famosos três pontos. Isso é ruim por que esse texto não é um conteúdo da página, ou seja, seu usuário nunca vai saber como ele termina. Para evitar riscos o ideal é que sua meta description nunca ultrapasse 153 caracteres.

 

3. Use de persuasão

 

Mais do que informativo sobre o conteúdo da página, esse é um texto que precisa ser apelativo, chamar atenção, convencer o usuário a acessar o link. Apenas assim ele será de auxílio para a geração de tráfego para o site.

 

Meta Description: saiba como criar

 

4. Teste os resultados

 

A única forma de saber se uma meta description está atraindo usuários é realizando testes. Mudar o texto algumas vezes e verificar quais palavras chamam mais a atenção é essencial. Observar métricas como o CTR (Click Through Rate ou Taxa de Cliques) pode ajudar muito a saber de onde vem os acessos e em que período o link recebeu mais cliques. Esses dados podem ser obtidos por meio de ferramentas como o Google Search Console.

 

5. Faça meta descriptions diferentes de anúncios

 

Apesar de serem estruturas parecidas, nem sempre um texto que funciona para o anúncio do Google Adwords dará bons resultados como meta description. Isso por que a forma como os usuários olham para os textos é diferente quando saber se ele é ou não parte de um anúncio.

 

6. Escolha bem as palavras-chave

 

Não, a meta description não é fator de ranqueamento. Mas mais do que ajudar no ranqueamento, palavras-chave tem a função de se relacionar com os termos usar os na busca. No momento de mostrar os resultados esses termos aparecem em negrito para o usuário. Assim, se a palavra-chave buscada fizer parte de sua meta description você ganha de presente um reforço visual atrativo para o usuário.

 

Cuidado com exageros. Palavras-chave forçadas dentro de um texto, sem contexto na página, sofrem punição. Sua meta description pode deixar de ser exibida.

 

7. Use CTAs (call-to-action)

 

CTAs são gatilhos para atrair e conquistar cliques de usuários. Eles podem ser botões ou textos. No caso da meta description é uma forma de tornar o texto ainda mais atrativo. Não existe uma regra sobre quais CTAs utilizar, mas existem alguns termos mais usados, como:

 

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Lembre-se

 

Você tem sempre a opção de não incluir uma meta description na sua página. No entanto, usando-a de maneira correta, ela só vai acrescentar e fortalecer suas estratégias de SEO e o marketing digital de sua marca. Ela é uma boa forma de aumentar sua taxa de cliques e o tráfego em suas páginas. Para saber quais páginas em seu site não possuem meta description é só pesquisar no Google Search Console.

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