SEO: conheça seus principais elementos

SEO Básico em 19 de novembro de 2018

SEO: conheça seus principais elementos

SEO é a estratégia mais importante para que suas páginas tenham resultados bons nos sites de busca, como o Google, e para que que seu público te encontre na internet.

 

Desenvolver um bom SEO começa conhecendo seus principais elementos. Veja aqui as informações que separamos para te ajudar a entender melhor as estratégias de SEO.

 

10 elementos essenciais para o SEO do seu site ou blog

 

1. Alt Text

 

Sabe quando você para o mouse, sem querer, em cima de uma imagem e um texto aparece em um quadradinho em cima dela? Esse é o Alt Text, uma descrição colocada na imagem. É de grande importância para o SEO por ser a forma de oferecer ao Google informações para “ler” a imagem.

 

Com uma descrição eficiente dos elementos visuais no Alt Text ela se posiciona melhor nos resultados de busca e ajuda sua página a alcançar um melhor ranqueamento.

 

2. Click Through Rate (CTR)

 

Uma das principais métricas para verificar a eficácia dos anúncios. Calcula a taxa de cliques que ele recebeu em um determinado período de tempo. Entender se o anúncio está recebendo cliques ajuda a determinar se é preciso mudar ou não a estratégia.

 

Quando seu anúncio recebe muitos cliques direcionando para uma página, além de significar que o resultado está sendo o esperado, significa que seu ranqueamento está sendo otimizado, ajudando, principalmente, no leilão de Adwords.

 

3. Headings tags

 

As headings são os títulos e subtítulos da página. Vão de H1 até H6 e se organizam de forma decrescente em uma hierarquia, de forma que a H1 é a de maior destaque e a H6 a de menor destaque. Colocar palavras-chaves nessas tags é essencial para conquistar bons resultados de SEO. Isso porque o Google entende que títulos e subtítulos tem mais importância que textos corridos no momento de verificar a qualidade de um conteúdo.

 

4. Link building

 

Link building é uma das principais estratégias de SEO. Apenas com essa estratégia bem desenvolvida é possível conquistar os backlinks, links em outros sites que apontem para suas páginas. É essencial que esses sites tenham autoridade e qualidade de conteúdo, gerando pontos de ranqueamento para seu site.

SEO principais elementos

5. Meta Description

 

Meta description é aquele texto que aparece abaixo do título e link dos resultados de busca. É um resumo sobre o assunto da página, carregando informações essenciais e palavras-chave que motivem o usuário a clicar e interagir com o conteúdo. Ainda que não tenha tanto peso para o SEO é essencial para atrair usuários e conquistar cliques.

 

6. Palavras-Chave (keyword)

 

Palavras-chave, ou keywords, são as palavras e frases usadas por usuários no momento da busca e que podem ser usadas para representar seu negócio ou o assunto de um post. As palavras-chave são a base para as campanhas de Adwords e para os resultados orgânicos. Quando bem trabalhadas podem melhorar muito o ranqueamento de um site.

 

7. Robots txt

 

São textos que servem de filtro para os robôs de um site de busca e para o controle de permissões de acessos a algumas páginas ou pastas em sites. Costumam ser arquivos.txt, do bloco de notas, associados ao site na programação.

 

8. Texto âncora

 

Texto âncora é aquele onde o link é colocado. Também chamado de anchor text, são vistos no corpo de um texto como hiperlink e são clicáveis, levando o usuário para uma outra página. É considerado como relevante para os algoritmos dos buscadores, de forma que impactam no ranqueamento do seu site.

 

Ele é o principal responsável por oferecer ao usuário um contexto de para onde ele será redirecionado se clicar no link.

 

9. Title Tag

 

Um dos mais importantes elementos para conquistar um bom ranqueamento no Google e em outros buscadores, a title tag é o título de página que contém uma palavra-chave. Isso significa que se você colocar palavras-chave nos títulos de suas páginas, quando elas forem jogadas na busca por um usuário seu site terá mais chances de resultado.

 

Claro que para que a title tag seja eficiente você deve usar as palavras-chaves corretas para seu nicho de negócio e associar à página conteúdos relevantes e que utilizem outras técnicas de SEO. Mas o fato é que, não importa quão bem estruturado esteja o SEO do seu site, sem a title tag os resultados nunca serão tão bons.

 

10. URL

 

URL nada mais é que o endereço da página. Quando pensada de maneira a utilizar palavras chave e de deixar claro o destino do usuário ao acessá-la, podem ter influência positiva no ranqueamento da página.

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