Categorias do Blog
SEO Básico em 20 de março de 2019
Existem algumas técnicas de SEO que servem para criar estratégias otimizadas para pesquisas muito específicas ou dependentes. Uma das grandes novidades do momento é a presença cada vez maior da geolocalização faz com que as pesquisas sejam mais focadas.
No entanto, em lugar de pesquisas que usam o nome da cidade como palavra-chave, vemos um aumento de pesquisas com “perto de mim”. São pessoas que contam com a geolocalização para se focar em uma região mais específica.
Por isso, técnicas de SEO passaram a ser desenvolvidas para atender as especificidades de públicos regionais. Entre elas está o SEO local, que você vai ver a partir de agora:
O SEO local é o conjunto de estratégias focada em oferecer informações específicas para atender públicos regionais. Assim, buscam oferecer um melhor posicionamento nos buscadores com base em interesses de um público-alvo mais restrito e que seja o alvo real do negócio.
O SEO local utiliza informações de qualidades e atrativas para alcançar um público alvo restrito. Com isso, atende pessoas que estão em busca de negócios especializados, produtos e serviços muito específicos ou que tenham como prioridade a proximidade com a loja.
O SEO local não elimina a necessidade de estratégias de marketing abrangentes, como criação de conteúdos relevantes e otimizados no site e em blogs. O grande diferencial é que oferece ferramentas mais específicas para que sua marca tenha melhor desempenho nos resultados de busca. São estratégias que visam, principalmente, passar confiança para o cliente.
Não importa quão bons são os conteúdos, produtos e serviços que você oferece a seus clientes, sem informações claras não são garantidas não há resultado. NAP é uma sigla para Name, Adress e Phone Number, ou seja, nome, endereço e telefone. Para o SEO local, esses três dados são tão ou mais importantes que a maioria das informações existentes. NAP, na verdade, já é um elemento desatualizado. Os negócios atualmente, devem pensar em NAP+W, onde W é o website da sua marca.
Pense que o usuário está procurando um serviço ou produto que você oferece no Google e você está entre os resultados. Tanto para quem pesquisa quanto para o Google, a falta de informações de onde achar e como contatar a loja já é motivo para que o resultado se torne menos confiável e relevante.
A falta dessas informações é uma das maiores causadoras de desistências de compra. São elas que motivam o cliente a entrar em contato e te dão a oportunidade real de venda, já que o contato com você se torna tão mais fácil. O site, atualmente, é um dado essencial. Mesmo que você não seja um e-commerce, ter uma página com as informações sobre sua marca, seus serviços e produtos e as formas de contato é indispensável.
Atualize sempre que necessário e tenha certeza de que as informações são consistentes. Os resultados não são bons se cada página tiver uma informação diferente ou se o número de telefone estiver errado será ruim para os clientes você vai acabar perdendo a credibilidade e confiança e, com isso, posições nas buscas.
Lembre-se: seu cliente não consegue te localizar se você não colocar a informação correta e o Google não consegue ver o que está certo ou não, então tira pontos de sites com informações conflitantes.
Ter um espaço para receber opiniões e sugestões do cliente é essencial para otimizar o SEO local. Esses relatos e classificações aparecem nos resultados de busca e, para quem está buscando, servem como indicação e atestado de confiabilidade.
Claro, você sempre corre riscos de receber críticas. Não ignore essas mensagens. Considere todas as críticas e sugestões como uma nova oportunidade de melhorar e crescer. Sempre responda aos clientes com educação, agradecendo elogios e críticas, defendendo seu produto com calma e buscando melhorar a experiência do consumidor, principalmente do insatisfeito.
A rapidez em responder é um ponto importante. O Google avalia o tempo de resposta e considera essa relação como uma forma de ver se você é confiável ou não. Por isso, nada de levar semanas ou meses para ver o que seus clientes estão falando.
Lembre-se: um dos filtros existentes nos buscadores são os sites com notas, classificações e avaliações.
Já deu para entender que uma das coisas mais avaliadas por sites de busca na hora de oferecer resultados é a experiência que o usuário tem, certo? Com o SEO local essa verdade não muda. Se o foco é oferecer lojas que tenham qualidade e confiança na web, a responsividade da página deve ser considerada.
Cada vez mais pessoas utiliza o androide para abria as páginas das lojas. O mobile tem se tornado a primeira tela para muitas pessoas. Com isso, sites que não se adaptem para o desktop e para o mobile sem perder a qualidade de apresentação das informações é perder confiança.
Além de ser ruim para sua classificação, é ruim para a relação com o cliente, já que torna mais difícil para ele encontrar as informações necessárias. Em muitos casos isso pode ser o diferencial para que ele desista de uma compra.
Contatos
contato@sunsetweb.com.br
Rua das Palmeiras, 385 - Jardim Santa Catarina - São José do Rio Preto - SP
Seg - Sex: 08:30 as 17:00
FALE COM O ATENDIMENTO E TIRE SUAS DÚVIDAS
Clique para chamar no WhatsApp
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa PolÃtica de privacidade