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Para que serve o Google Analytics e como pode ajudar meu negocio?

Google Analytics em 25/07/2017

Para que serve o Google Analytics e como pode ajudar meu negocio?

O Google Analytics oferece mais de 500 métricas diferente, isso sem contar os relatórios com cruzamentos personalizados que você pode criar. Todos esses relatórios e gráficos servem para monitorar seu site e oferecer insights importantes sobre seu conteúdo, sobre sua estrutura de site, e sobre as fontes que geram visitas para o seu site.

 

Qualquer gestor gosta de números úteis. Se você é uma pessoa que gosta de tomar decisão baseada em números, o Google Analytics é um grande aliado

 

 

1. Facilidade na produção de conteúdo

 


Através do Google Analytics, você pode ter uma visão rápida e bem precisa dos tipos de conteúdo que seu público alvo busca e quais questões precisam ser resolvidas. Divulgar uma marca através de conteúdos relevantes, o famoso Inbound Marketing, já é uma técnica frequente e de eficácia comprovada.

 


Ao planejar o desenvolvimento de conteúdos, lembre-se de conferir as estatísticas gerais sobre o seu público. Veja que tipo de conteúdo seus usuários mais acessam, quais termos são mais pesquisados e como você pode integrar tudo isso no seu blog ou outro canal similar. Isso pode fazer uma grande diferença no número de acessos que você obtém.

 

 

 

2. Integração com as redes sociais

 


Outra vantagem do Google Analytics é a sua ampla possibilidade de integração com outras ferramentas de divulgação. Principalmente as redes sociais, que são outro item obrigatório na lista de marketing digital de qualquer negócio. Colocando ambos lado a lado, você terá um panorama ainda mais preciso sobre o seu público.

 


Além disso, contar com múltiplas fontes de dados evita que você esteja sujeito a indicadores falsos ou incorretos. Comparando determinadas métricas, como o número de acessos ao seu site e o número de visitações na sua página, você pode calcular, por exemplo, a taxa de conversão de suas campanhas.

 

 

 

3. Análise do desempenho de marketing

 


Feedback é muito importante para garantir o melhor desenvolvimento de qualquer projeto. Ao submeter uma campanha ao Google Analytics, você poderá ver com muito mais clareza quantos leads captou, quantos contratos foram fechados, que locais de divulgação atraíram mais ou menos atenção, etc. Compreendendo esses indicadores, você poderá avaliar seu desempenho com mais precisão.

 


Vale lembrar que nem tudo que você pode medir é relevante. Muitas métricas, como “o tempo que o mouse fica parado no canto superior esquerdo da tela”, não são úteis para tomar nenhuma decisão relevante dentro da empresa. Além disso, também há as métricas de vaidade, que não geram nenhuma rentabilidade. É o caso do número de curtidas em redes sociais, por exemplo.

 

 

 

4. Possibilidade de prever mudanças de tendência

 


Além de tudo que já citamos, o Google Analytics também é muito útil para encontrar um ponto de mudança antes que ele chegue. Antecipar tendências é um dos papéis mais fundamentais de qualquer gestor, pois isso permite que ele se prepare para uma crise ou que aproveite ao máximo uma nova oportunidade.

 


Tendências podem ser encontradas de várias formas. Mudanças no fluxo dos gráficos, notícias e decisões públicas, condições gerais do mercado, qualquer informação relevante para o seu setor. Basta acompanhá-las e observar os sinais de mudanças.

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