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Marketing Digital em 26 de março de 2018
E-mails são extremamente pessoais. Então, se um usuário forneceu seu endereço eletrônico no site para a uma empresa, significa que ele deseja receber conteúdo relevante sobre o seu negócio, e não um monte de spam e informações irrelevantes. Este é o ponto mais importante aqui.
Considerando que e-mails são pessoais e extremamente personalizáveis, versátil e bastante flexível, este recurso pode ser utilizado para diversos propósitos. Por isso, os e-mails marketing é uma das estratégias mais poderosas de relacionamento entre empresas e clientes.
A partir do momento que você envia uma série de conteúdos para suas listas de e-mails e mensura o retorno gerado dessas ações, fica cada vez mais claro o comportamento do seu cliente e a partir daí, você consegue entender melhor quais estratégias funcionam melhor para o seu negócio.
Uma boa lista de e-mails é um dos principais ativos de qualquer empresa. Afinal, você tem uma compilação de endereços de usuários dispostos a receber uma mensagem da sua empresa.
Porém, um "erro clássico" que você não pode cometer é comprar uma lista de e-mails. Como você vai criar mensagens personalizadas para usuários que você nem conhece ou que você nem sabe se possuem interesse pelo seu negócio?
Para conquistar contatos para a sua lista, existem ferramentas certas. Tais como:
Da mesma forma, toda lead que se torna um novo cliente, já passou por esse processo e forneceu o endereço de e-mail para você. Logo, crie uma lista personalizada para clientes atuais e aproveite todo o relacionamento que já foi construído com eles.
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Como criar uma lista de e-mails
Existe uma variedade de opções quando falamos sobre conteúdo para campanhas de e-mail marketing.
O primeiro deles, e talvez o mais óbvio, é utilizar os conteúdos do seu blog para sua campanha. Sempre que postar um novo artigo, envie o para a sua lista de contatos.
Você também pode criar conteúdo exclusivo para sua lista de e-mail de interesse específico.
Aposte também em conteúdo promocional para sua campanha de e-mail marketing. Neste caso, é importante você ter certos cuidados, pois o disparo de e-mails excessivos podem desagradar os usuários da lista. Então, envie promoções, descontos ou ofertas em momentos específicos, e principalmente para clientes antigos.
O mais importante é ter em mente que o conteúdo enviado precisa ser pertinente com o que seus contatos esperam.
Um bom e-mail é um conjunto de vários fatores, mas tudo começa com um bom layout
Hoje em dia tornou-se mais fácil uma pessoa comprar um smartphone e isso, consequentemente, trouxe um novo comportamento do consumidor, ou seja, a abertura de e-mails aumentou mais de 80% em dispositivos móveis.
Logo, um layout responsivo deve ser a sua primeira preocupação ao criar e-mails. Com isso, você garante que a sua mensagem será carregada perfeitamente em qualquer dispositivo.
Logo depois, é preciso pensar na formatação do conteúdo. Você pode optar por utilizar formatos HTML, com texto simples, ou os dois. Isso garante que ela será carregada por qualquer provedor. Também é possível optar por layouts mais elaborados, utilizando imagens e mais informações, o que é bem comum em newsletters.
Um bom título é o segredo das mensagens que possuem grandes taxas de abertura. Uma boa headline possui entre 6 e 11 palavras. Então, capriche!
A melhor forma de encontrar qual delas traz mais resultados, faça testes A/B entre diferentes títulos para um mesmo e-mail. Aquele que obtiver a maior taxa de abertura é o melhor para a sua campanha.
Basicamente, pense em criar e-mails bonitos, claros e simples, que se adéquem a qualquer dispositivo e transmitam a mensagem de forma fácil para os leitores.
Passo 1 – Defina um objetivo: Determine quais os objetivos a serem atingidos e tenha-os em mente durante todas as etapas do processo para poder medir os resultados que a campanha gerou.
Passo 2 – Segmente seu público: É importante criar uma campanha personalizada para o seu público-alvo. Para isso, segmente a sua lista de e-mails de acordo com os fatores que forem importantes para o seu negócio ou produto: sexo, idade, localização, lead, cliente, etc. Também leve em consideração os resultados de campanhas anteriores, tais como: compras anteriores, taxa de abertura de emails, etc.
Passo 3 – Ofereça um conteúdo valioso para seu público: A relevância é a regra de ouro para qualquer conteúdo. Antes de escrever um e-mail se coloque na posição de quem vai recebê-lo e pense nos benefícios que aquele conteúdo tem para o seu negócio. Crie um conteúdo amigável e interessante, que faça com que as pessoas queiram visitar o seu site para ter mais do mesmo. Seja cativante e use uma linguagem simples e pessoal. Menos é mais nessa hora.
Passo 4 – Crie um assunto irresistível: Apesar de o campo do assunto do seu e-mail ter uma única função – fazer o leitor abrir o e-mail – não o menospreze nem por um segundo. Afinal, ele é muito importante e pode determinar o sucesso ou fracasso de todos os seus esforços. Ao criar um assunto, procure usar entre 25 e 40 até 50 caracteres, que é a média exibida por cada provedor.
Passo 5 – Tenha consciência da importância do design: Muitas pessoas ainda não têm consciência da importância e da eficiência de um bom trabalho de design. Em um e-mail marketing ele é fundamental para reter a atenção de quem está lendo, garantir que a mensagem seja aberta, gerar cliques e vendas. Nos dias de hoje o design deixou de ser somente um “trabalho artístico”, e se tornou parte importante da estratégia de comunicação de um produto ou serviço. O design é a principal forma de chamar a atenção do público-alvo e se destacar no meio de tantas ofertas existentes no mercado. Investir em um bom design criado para causar impacto visual é fundamental no conjunto de ações para que uma campanha de e-mail marketing seja bem sucedida e tenha um bom retorno.
Passo 6 – Monitore os resultados: Uma campanha de e-mail marketing não termina quando você clica no botão de envio. Na verdade, boa parte do trabalho da campanha vem depois.
Você precisa monitorar a taxa de abertura dos seus emails, taxa de cliques e taxa de conversão. Isso permitirá que você saiba se sua campanha está atingindo o resultado esperado e, caso não esteja, que você saiba exatamente onde está o problema.
Descrição: E-mails são valiosos tanto para vender mais, quanto para criar e nutrir relacionamentos. Mesmo com a alta das redes sociais, essa ainda é uma forma pessoal e personalizada de conversar com pessoas que se interessam no seu negócio.
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