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Instagram em 11 de maio de 2018
Imagine um e-commerce de roupas, por exemplo, que posta uma foto de um modelo vestindo uma calça e uma blusa da marca. Da mesma forma como adicionamos “tags” com os perfis de amigos sobre a foto, essa empresa poderia colocar balõezinhos que levam o usuário até a página de compra desses produtos. Assim, para empresas, marcar um produto torna-se tão simples quanto marcar uma pessoa em um post. E, para compradores, evita que necessitem perguntar o nome e o preço de um item, fazendo com que tenham acesso fácil a mais informações.
“Agora as pessoas podem ir da inspiração à informação e comprar com apenas alguns toques, tudo isso de forma orgânica”, diz o texto publicado no blog oficial do Instagram.
De acordo com o Instagram, já são 200 milhões de contas visitando todos os dias um ou mais perfis de empresas. “Sabemos que o Instagram é um lugar ótimo para descobrir e compartilhar paixões e, com a novidade, esse senso de descoberta vai ainda mais longe, dando às pessoas uma vitrine para explorarem novos produtos das marcas que seguem”, diz o texto.
No comunicado, o Instagram usou o exemplo da loja de roupas norte-americana Lulus, que tem usado essa ferramenta desde que estava em fase de testes. A vice-presidente de marketing da empresa, Noelle Sadler, contou ao Instagram que o negócio tem visto crescimento durante a experiência.
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Vimos que, à medida que os usuários se acostumaram a ver os anúncios, eles se tornaram mais inclinados a comprar na rede social. Experimentamos novas formas de inspirar os seguidores a comprarem, desde criar visuais únicos em que cada item está disponível para compra até mostrar conteúdos gerados pelo usuário e dar aos clientes ideias “vida real” de como podem usar os itens que comprarem da Lulus.
A profissional informou que, desde a adoção, 100 mil visitas aos produtos e 1200 pedidos feitos para a loja são creditados ao Instagram.
Um ponto destacado pelo Instagram é a facilidade para o usuário. De fato, essa novidade descomplica muito o processo de compra, principalmente para empresas com vendas mais simples, como é o caso de ecommerces de roupas, sapatos e eletrônicos.
A novidade também dá margem para que o trabalho do social media seja menos o de responder comentários e mensagens privadas com dúvidas sobre preços e tamanhos, focando em questões mais complexas, na análise e na estratégia das redes sociais.
Já falamos em alguns posts e materiais da RD sobre como o Instagram tem crescido em número de usuários, e essa é mais uma oportunidade de empresas aproveitarem esse canal para fazerem negócios. É a segunda rede social mais usada no Brasil.
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“Desde marcas maiores até pequenos negócios, mais e mais empresas estão usando a ferramenta shopping on Instagram para se conectarem com consumidores de uma maneira nova e imersiva, tornando o ato de comprar menos transacional e mais acionável”, conclui o texto.
Até aqui, possivelmente, você já enxergou algumas vantagens de investir em marketing no Instagram Shopping. Porém, para não restar dúvidas, nós queremos lhe mostrar as principais. A primeira delas é o fato de que o recurso oferece uma melhor experiência ao usuário o que, automaticamente, torna mais simples conquistar a conversão.
Se você trabalha com vendas diretas, principalmente, no nicho de moda, sem dúvidas, o Shopping vai favorecer seus resultados. Outra vantagem é a otimização do seu trabalho de atendimento e acompanhamento do potencial cliente no funil de vendas. Como você já deve saber, uma das maiores dificuldades de quem trabalha com a rede social, é conseguir atender a todos os usuários, respondendo dúvidas e dando suporte quanto as informações para adquirir o item comercializado.
Agora, com a possibilidade de direcioná-los à uma página de destino, fica mais simples transpor essas barreiras para a conversão. Pois é possível responder essas dúvidas frequentes diretamente nesse espaço. Além disso, é possível também que você, como negócio, trabalhe com estratégias capazes de propor experiências mais atraentes e positivas para o seu público, construindo uma relação mais próxima e forte.
Depois de saber tudo sobre o recurso, você deve estar querendo descobrir como utilizá-lo. Certo? Felizmente, não há segredos e nem complicações. O Instagram Shopping já está disponível no Brasil e, por isso, para começar, basta que você tenha um perfil business na rede social e preencha os seguintes requisitos:
Se tudo estiver bem, em alguns dias o Shopping estará liberado para a utilização.
Não se preocupe, você será notificado pela plataforma. Assim que conseguir a aprovação, você terá que ativar a função por meio das configurações. Para isso, vá até o seu perfil, clique no botão “Começar”, do lado superior da tela. Caso esse botão ainda não tenha sido exibido para você, volte ao símbolo da engrenagem, clique nele e então busque o botão “Compras”. Em seguida, clique em continuar. Na próxima tela, você terá que escolher um catálogo de produtos para vincular à sua conta business. Agora é só clicar em “Concluir”.
Pronto! Você já pode criar publicações no shopping e marcar diversos produtos, além de incluir marcações também em fotos antigas. São permitidas até 5 marcações por foto ou 20 se a publicação for em formato carrossel.
Para liberar a guia “Comprar”, é necessário que você crie, no mínimo, 9 posts no Instagram Shopping.
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