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Loja Virtual / E-commerce em 25 de maio de 2018
Estar na internet já não é uma opção, é uma obrigação para aquelas empresas que desejam chegar mais próximas de seus clientes e aumentar suas vendas, além de se tornarem mais conhecidas e procuradas também nas lojas físicas.
Dessa maneira, desenvolver uma loja virtual que seja atrativa e funcional, que ajude o cliente a encontrar facilmente o que busca e a fechar as suas compras de maneira amigável e prática é, sem dúvida, o melhor caminho a ser trilhado na atração e retenção de clientes. Por isso, separamos 8 dias para você melhorar a sua loja virtual e aumentar suas vendas.
Para ampliar o número de acessos pessoais à sua loja virtual, você deve criar atrativos fora dela que sejam convidativos. Uma ótima forma é inserindo conteúdo do seu site em outros portais. Em uma loja do segmento de moda, por exemplo, é interessante colocar dicas de roupas, novidades e tendências. Dessa forma, você atrai o cliente que busca informação e ele pode acabar realizando uma compra. A Nike utiliza bastante essa técnica no Instagram, por exemplo.
Quando uma pessoa procurar por um produto que você vende na internet, é importante que sua loja virtual apareça, pelo menos, na primeira página dos resultados da busca orgânica. Para isso acontecer, você deve investir em estratégias de SEO, ou seja, SEO é um conjunto de técnicas que faz com que sua página apareça no topo das buscas orgânicas. É um trabalho que terá resultados em médio e longo prazo e pode ser interessante contratar um profissional especializado. No entanto, é bom que você tenha noção das técnicas para que vá sempre melhorando seu e-commerce e não fique dependendo só de mão de obra terceirizada.
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Os blogs são ótimas ferramentas de conversão, uma vez que atraem as pessoas por meio de conteúdos relevantes que têm afinidade com o seu negócio, seus produtos e serviços. Utilizando-se eficazmente do potencial dos blogs, sua empresa tem mais um canal de comunicação com seus clientes, além de uma porta a mais de entrada para a sua loja virtual. Esclarecer as dúvidas das pessoas, destacar as características dos seus produtos e contextualizá-los de forma a não apenas vender, mas também informar, é garantia de engajamento. Caso você não possa ou não saiba como produzir seu conteúdo, contrate uma empresa especializada. Afinal, a qualidade e relevância dos temas contam muito para atrair os interessados.
Se você desanimou em ver que o resultado de investir em SEO é de médio a longo prazo, não se preocupe. Há uma forma de sua loja virtual aparecer na primeira página de um buscador. O ideal é que isso aconteça na busca orgânica, mas até que isso seja alcançado, você pode patrocinar alguns links de sua loja. Você pode usar o Google AdWords, a plataforma de anúncio do Google. Com um investimento controlado, você colocará seu e-commerce na primeira página do buscador. Além disso, o resultado dessa ação é de curto prazo e você pode cortar o investimento quando sua página já tiver bem visível.
Leia também: Como funciona o Google AdWords
Atualmente, é difícil encontrar uma pessoa que não esteja presente em uma rede social. Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn — todas são ferramentas que podem te ajudar a atrair mais clientes para sua loja virtual. O primeiro passo para usar algumas dessas ferramentas é conhecer o seu público e identificá-lo em cada rede. Crie um perfil da sua loja, entre em grupos relacionados ao seu mercado e veja o que as pessoas estão comentando e buscando. Atualize sua página com conteúdo interessante e que atraia o público-alvo. Mostre boas fotos de seus produtos e incentive seus clientes já fidelizados a postarem boas imagens usando os seus itens. Isso aumentará a credibilidade de sua loja virtual e atrairá um público que até então não conhecia sua marca.
Quem nunca recebeu um e-mail de alguma loja virtual que visitou? Seja oferecendo produtos pesquisados, avisando de promoções ou lançamentos, seja porque a loja está “sentindo a sua falta”. A ferramenta é uma das mais exploradas no ramo das lojas virtuais. E essa iniciativa é feita porque atrai mais visitas de verdade, impulsiona as vendas e ainda melhora o relacionamento entre empresa e clientes. No entanto, as ações devem ser feitas com cuidado. O e-mail marketing exige que a loja virtual tenha uma lista de e-mail válido dos clientes, o que normalmente é adquirido no momento do cadastro na loja. Se os envios forem considerados como não solicitados, podem ser visualizados com SPAM pelos mecanismos de correio eletrônico do cliente em potencial. E talvez nem sequer cheguem à caixa de entrada da pessoa. Cuidado também com a frequência dos envios. Dose os envios e também os conteúdos. Apresentar informações e dicas aos clientes, e não somente induzir a venda, pode deixá-lo com mais vontade de visitar sua loja. Além de agregar valor à sua imagem.
Leia também: Como fazer um e-mail marketing
Como criar uma lista de e-mails
Os assinantes do newsletter e os visitantes e compradores frequentes merecem uma atenção diferenciada. Para esse público, é muito conveniente apresentar ofertas exclusivas. A sensação de exclusividade melhora a imagem da sua empresa para esses clientes, levando à fidelização. O consumidor se sentirá importante para a empresa. É importante que ele saiba que aquela oferta não é oferecida para qualquer comprador, que eles são parte de um grupo selecionado e especial. Um programa de fidelidade também pode ser uma ótima ideia para atrair visitas e compras constantes na sua loja. E esse grupo de clientes pode ser induzido a fazer compras, visando a um prêmio final.
Quem não gosta de um desconto no momento da compra? A parceria com esses portais pode ser positiva para você, pois sua marca pode ser fortalecida na internet. O que você deve ter cuidado ao oferecer descontos é o cálculo do seu retorno. Esteja atento ao número de cupons distribuídos. Eles podem aumentar o ticket médio da loja, se forem aplicados a um valor específico de compra. Por exemplo: “Tenha 10% de desconto nas compras a partir de R$ 200,00”.
Não existe mágica ou receita de bolo, o que existe são estratégias e muito trabalho lembrando que tudo é baseado em modelo de negócio e o mais importante todo o foco e trabalho. Com todas essas dicas de como atrair clientes, a sua loja virtual certamente ficará visível, ganhará destaque em meio a concorrência com as estratégias certas de marketing, seu e-commerce vai atrair mais clientes e a se consolidar no universo on-line. Então, comece a colocar em prática, e acompanhe os resultados rumo ao sucesso!
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